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10 Tendências do Instagram: Como Se Comunicar com o Seu Público em 2021

Toda rede social cresce e se desenvolve como um organismo vivo. O Instagram não é uma exceção. Houve algumas mudanças significativas em 2020. Eles melhoraram as oportunidades tanto para o negócio quanto para o público-alvo. As marcas possuem mais ferramentas para interagir com o seu público. Nós reunimos as tendências e recursos mais importantes de que você pode precisar para promover o seu perfil comercial em 2021.

Novos recursos para as lojas

O Instagram continua priorizando a expansão de seus recursos para lojas no app. As empresas tiveram acesso a um novo sistema de pagamento no aplicativo nos últimos meses de 2020. Hoje em dia, ele está disponível para empresas e proprietários de lojas importantes dos EUA, mas estará disponível para todos em 2021.

O que foi feito? A funcionalidade de pagamento foi simplificada usando os recursos seguros e convenientes do Facebook Pay. Agora, qualquer empresa poderá abrir facilmente uma loja no Instagram com a capacidade de aceitar pagamentos online – usando o Gerenciador de Comércio ou integrando Shopify ou BigCommerce (bem como outros parceiros).

 

Além disso, você poderá marcar os produtos em estoque em suas publicações para impulsionar as suas vendas. Além disso, o Instagram também implementou uma função social: as empresas mais afetadas pelo lockdown ocorrido devido a pandemia, podem usar as funções de pagamento sem precisar pagar as taxas de transação.

O Live Shopping também está disponível no Instagram, permitindo aos visitantes comprar na hora os produtos que veem. Por fim, existem ainda as funções para controlar o design da loja. Elas se tratam de modelos e opções para visualizar coleções.

Legendas geradas automaticamente para vídeo IGTV

As legendas geradas automaticamente são um recurso com um potencial incrível. Através deste recurso você poderá interagir de forma eficaz com os usuários-alvo, realizando tarefas de marketing.

A maioria dos usuários assiste a vídeos sem som, pois esta é a configuração padrão ao reproduzir um vídeo. Contudo, a consequência disso é que todo o vídeo pode ser assistido sem som ativo. As legendas tornam o conteúdo mais acessível e aproximam os espectadores. Sem falar que facilita muito a vida das pessoas com deficiência auditiva, pois para eles a legenda é a única opção para receber as informações de áudio de um vídeo.

Portanto, as legendas automáticas serão adicionadas aos vídeos IGTV. Ao enviar um vídeo, você poderá selecionar a opção “legendas geradas automaticamente”. Você deve considerar que o transcrito automático não garante 100% de precisão. No entanto, este recurso do Instagram ainda é mais preciso do que o de outras ferramentas semelhantes. Se você quiser garantir a qualidade, você mesmo poderá criar as legendas usando ferramentas de software especializadas.

O Gerenciador de Direitos Autorais do Facebook também está disponível no Instagram

Esta é uma ferramenta que ajuda a encontrar e gerenciar imagens protegidas por direitos autorais. Ela fornece uma função de pesquisa visual para todo o conteúdo fotográfico enviado à rede social e avisa os autores sobre possíveis violações de direitos autorais.

Isso será especialmente útil para fotógrafos, designers e blogueiros, principalmente os que trabalham com alimentos e pratos de comida – sabe-se que as imagens desta categoria costuma ser bastante usadas sem o devido crédito.

Filtros para o rosto

Esta é provavelmente a tendência do Instagram mais ressonante e sustentável de 2020, que continuará em 2021. Os filtros para os rostos são criados principalmente para entretenimento. As marcas podem usá-los para atrair a atenção. Além disso, é perfeitamente possível desenvolver um filtro facial por conta própria, sem envolver outros especialistas.

Usar filtros para o rosto para promover a marca é uma boa ideia. Por exemplo, as informações sobre o lançamento de um novo produto podem ser complementadas com um lançamento de filtro com o mesmo tema do produto. Isso vai “aquecer o público” e os usuários vão querer saber ainda mais informações sobre o novo produto.

Você também pode lançar desafios: os assinantes usarão filtros e, assim, distribuirão os símbolos de marca. Mesmo que o usuário não marque o criador, nome do mesmo ainda será exibido no canto esquerdo.

Você pode usar o Spark AR Studio para criar um filtro do Instagram. Esta é uma ferramenta com a qual você pode trabalhar com objetos 3D, efeitos e rastreadores. Existem muitas instruções e dicas gratuitas na Internet.

Textos que importam

Com certeza, o Instagram é uma rede social de conteúdo visual. No entanto, os textos também são importantes. Crie conteúdo útil, conciso e literário para seu público. Deve haver uma história por trás de cada foto publicada – essa é a tendência de 2020-2021.

Sobre o que devem tratar os textos? Aqui estão algumas ideias:

  • life hacks;
  • experiência própria;
  • revelações inesperadas;
  • coleções de informações úteis;
  • anúncios de descontos ou promoções;
  • avaliações e instruções;
  • histórias divertidas;
  • respostas às perguntas.

Neste último caso, a pergunta pode ser indicada na forma de um texto sobre uma imagem e a resposta pode ser dada na descrição abaixo. Você pode usar modelos com a sua marca criados no Logaster para essas postagens. O Logaster é um gerador de logotipos de marca com o qual você pode criar soluções prontas para postagens em redes sociais.

Consumo consciente

A ecologia e a distribuição racional de recursos são tendências constantes nos últimos anos. O assunto ressoa com o público, por isso é benéfico para uma empresa fazer uma campanha ambiental, vai ajudar o planeta e a reputação da empresa. Não é necessário “salvar o mundo”, basta encontrar uma forma de economizar recursos no âmbito das suas próprias atividades. Os exemplos incluem o apelo da Starbucks para reduzir o uso de mais de 1 bilhão de canudos plásticos.

Boom de microblogging

Os microbloggers são geralmente autores que possuem um público limitado, porém ativo e engajado. Digamos que sejam blogueiros com um número de seguidores de 1 a 100 mil, com uma taxa de engajamento de 5 a 15%. Em 2021, muitas marcas continuarão a atrair microbloggers como influenciadores. Aqui estão os motivos:

  • é mais em conta do que utilizar blogueiros que possuem milhões de seguidores;
  • quando um blogueiro famoso começa a forçar muito nas propagandas publicitárias, isso reduz a confiança do público;
  • você pode pagar o microblogger com um serviço, produto ou desconto em um produto.

A campanha publicitária do fabricante de cosméticos Tom’s of Maine é um dos exemplos. Ao distribuir verbas publicitárias para blogueiros com até 5 mil seguidores, a marca aumentou a atividade do consumidor em 600%.

A confiança dos seguidores de microbloggers é maior: eles criam anúncios semelhantes a recomendações pessoais, afetando os interesses de seu público.

Mais uma coisa: autores de microblogs geralmente não permitem provocações e tratam tópicos de conteúdo de maneira mais ordenada. Enquanto muitos milionários “esquentam o público” com declarações escandalosas. Nem todas as marcas estão dispostas a arriscar sua reputação publicando anúncios nessas contas.

Ao escolher um blogueiro como influenciador, você pode verificá-lo rapidamente. Por exemplo, o serviço HypeAuditor mostrará quantos seguidores curtem e deixam comentários nas postagens. Um bom indicador é considerado de 5 a 10%.

Instruções sobre “como…”

Essa ideia já é antiga. No entanto, postagens úteis que informam os seguidores como resolver problemas específicos sempre se destacam. A marca pode compartilhar as regras de uso de produtos (comuns e não padronizadas) e sua experiência pessoal. O exemplo mais óbvio: um fabricante de alimentos pode gravar tutoriais de receitas com o seu produto.

Você pode gravar um vídeo ou simplesmente postar uma foto de alta qualidade com uma descrição detalhada ou instruções sobre como fazer. Ambos os formatos são muito bem aceitos pelos seguidores. Se uma série dessas postagens for planejada, é melhor fornecer um design especial para que os usuários possam distingui-las facilmente de outras publicações.

Design visual do feed

Fazer grades de imagens está fora de moda. No entanto, o design lacônico intercalado com símbolos e elementos corporativos é sempre relevante. Para obter um belo resultado, cada postagem deve ser complementada com um elemento de marca. Pode ser um logotipo, uma fonte especial, uma cor corporativa, um filtro exclusivo ou uma moldura criativa.

Links ativos no cabeçalho do perfil

Links ainda não são permitidos nas postagens, mas podem ser adicionados na descrição do perfil. Para fazer isso, você pode usar o Taplink. Aqui está um exemplo de como fica a descrição do perfil:

Conclusão

Nós tentamos listar as tendências que permanecerão relevantes nos próximos meses. Com certeza você ainda poderá colocar tudo isso em prática em 2021. E não se esqueça de ficar atento as novas tendências! Mais uma coisa: conteúdo de qualidade sempre será o principal segredo da popularidade de um perfil.