Seja você profissional da área de marketing/comunicação digital, empreendedor, estudante, pesquisador e afins, algumas bibliografias são consideradas leituras obrigatórias para melhor entender este tão desafiante, promissor e revolucionário mundo da era digital.
Traçamos 20 livros de marketing digital indispensáveis para ser bem sucedido na área. Dividimos a lista em 2 posts. Confira a primeira parte da lista e aguarde que em breve trazemos mais!
É importante lembrar, que o mercado de marketing digital está em constante aprimoramento, por isso, diversos livros sobre o assunto estão sempre surgindo. Vale que o profissional esteja em busca constante de novos livros e treinamentos sobre o assunto.
1. A Cauda Longa (Chris Anderson)
Fala sobre como ganhar dinheiro atingindo o mercado de nichos (filmes, música, livros e etc) enfatizando que a internet deu origem a um novo universo. O autor apresenta diversos cases de empresas americanas que alcançaram sucesso tendo como alvo os nichos de mercado.
2. Marketing 3.0 (Philip Kotler)
O livro mostra as mudanças no mundo e alerta os líderes que é preciso repensar não só a sua estratégia de marketing, mas sua visão de mundo sustentável. O novo modelo de marketing – Marketing 3.0 – trata os clientes não como meros clientes, mas como seres complexos e multifacetados. Ele também explica o futuro do marketing e porque a maioria de seus profissionais está presa ao passado.
3. Marketing na Era Digital (Martha Gabriel)
Com uma linguagem simples e objetiva, o livro aborda a importância estratégica do marketing no novo contexto que engloba o digital e a plataforma participativa da Web 2.0, como elementos essenciais a serem considerados em ações de sucesso.
4. Os 8 Ps do Marketing Digital (Conrado Adolpho)
O livro mostra como transformar a internet em uma ferramenta de negócios eficiente e lucrativa através de oito passos. É o passo a passo para se ter êxito nas estratégias de negócios de todos os tipos, utilizando o ambiente online.
5. Free – Grátis (Chris Anderson)
Praticamente um livro de economia, apresenta como que empresas em ambientes digitais conseguem transformar serviços gratuitos em milhões (ou bilhões) de dólares. O autor afirma que estamos entrando numa era em que a economia pode ser construída em torno do conceito de ‘gratuito’ e como isso afetará a vida das pessoas. O leitor encontrará a tendência de “zerar custos” trazida pela era digital.
Bibliografia básica para quem quer aprender sobre SEO. Mostra o caminho das pedras a empresas que desejam obter sucesso na Web. A otimização de sites para obter visibilidade nos mecanismos de busca é fundamental. Apresenta diretrizes comprovadas e técnicas modernas para planejar e executar uma estratégia completa de SEO.
7. A Revolução das Mídias Sociais (André Telles)
Uma espécie de manual prático para quem quer alcançar sucesso nas mídias sociais. Apresenta cases, conceitos, dicas, ferramentas, táticas e estratégias de como tirar proveito de cada uma das redes sociais atuais definindo os diferentes tipos de mídias sociais, de acordo com o seu foco de atuação.
8. Web Analitica (Avinash Kaushik)
Referência para se entender o mundo das métricas digitais e os prós e os contras das metodologias de coleção de dados. Ensina como parar de contar as exibições de página e ainda ter uma compreensão rica dos clientes. Assim como identificar métricas valiosas, otimizar uma estrutura organizacional e escolher a ferramenta analítica certa.
9. Você é o que você compartilha (Gil Giardelli)
Mostra como mesclar o equilíbrio de uma vida online e off-line. Destinado para aquelas pessoas que desejam ser um agente transformado, através do compartilhamento de ideias com o próximo. Promove a reflexão sobre o conceito de mundo digital enfatizando o poder das ideias compartilhadas.
10. 33 milhões de pessoas na sua rede de contatos (Juliette Powell)
Apresenta o caso TED e como algumas pessoas e empresas estão construindo suas carreiras em ações de redes sociais. Explica o que são e quais são as redes sociais mais influentes, enfatizando que as redes sociais são a melhor maneira de encontrar pessoas on-line que compartilhem da mesma forma de pensar, além de ser um instrumento para criar ou expandir um negócio.
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A segunda lista já foi publicada. Confira aqui!