Blog

A importância do marketing digital para o crescimento das empresas

a importância do marketing digital

Para começar falando sobre a importância do marketing digital, vamos fazer uma pergunta: antes de comprar algo, seja um produto ou serviço, ou até mesmo saber mais sobre empresas, você pesquisa na internet? Muito provavelmente a sua resposta será “sim”. Isto porque, segundo o Ibope Media, 92% dos internautas utilizam a grande rede para pesquisar sobre empresas, produtos e serviços antes de efetivar uma compra.

A internet se tornou o terceiro veículo de maior alcance no Brasil, atrás apenas do rádio e da TV. Os consumidores estão constantemente monitorando as marcas na internet. De acordo com os resultados do levantamento, 92% dos usuários de internet pesquisam sobre produtos ou serviços em sites de e-commerce ou comparam preços em websites, e 76% procuram essas informações em fóruns ou blogs.

O boca-a-boca digital

Neste comparativo, a versão digital do boca-a-boca, forma de publicidade mais confiável para os consumidores deste o início dos tempos, também tem sua força. Ainda segundo a pesquisa, 50% dos consumidores já mudaram de opinião sobre uma suposta compra baseando-se em uma avaliação negativa dos próprios usuários na internet, e 28% decidiram uma compra em função de avaliações positivas de outros compradores em fóruns.

Fica comprovado então que a internet influencia o comportamento de compra, e essa influência pode ser determinante para o sucesso das marcas no meio on-line. É por isso que o marketing digital tem um papel vital para qualquer tipo de empresa. A premissa que diz: “quem não é visto não é lembrado” serve como uma luva para a publicidade digital. Por isso, a empresa que não está presente na internet, assina atestado de invisibilidade.

Influência do marketing digital no faturamento

O lucro e o aumento do faturamento de grandes empresas é influenciado pelo marketing digital, como também pode ser o principal fator de sucesso ou fracasso de uma marca recém-lançada. Sites de e-commerce, por exemplo, rompem as barreiras da cultura milenar de que as pessoas têm que ir às lojas físicas para comprarem algo. A praticidade de comprar sem sair de casa, com conforto e segurança, é algo que está em constante crescimento.

Fica claro que as empresas precisam, e devem, entrar de cabeça no meio on-line, e que o investimento neste meio trará ainda mais retorno para empresas. Porém, antes de tudo, a empresa precisa estar alicerçada nos pilares do marketing digital. Como falamos, da mesma forma que o ambiente digital pode ser fator de sucesso para as marcas, também pode levar ao fracasso se não por bem planejado.

Campanhas de marketing digital bem elaboradas fazem com que as empresas obtenham resultados realmente relevantes frente à concorrência. Para isso, agências especialistas em marketing digital, como a Convertte, exercem papel fundamental neste processo. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar a sua empresa a aproximar o público da sua marca na web e alcançar resultados relevantes.