Blog

A importância do meio digital para as empresas no pós-pandemia

O mercado digital é uma realidade que veio para enriquecer o mundo empresarial. A capacidade de vender online através de uma loja virtual mudou a crença de que é necessário possuir um ponto de venda físico. Vender online é a grande “sacada do momento”, uma forma de gerar receita que está totalmente em voga por conta do isolamento social e do fechamento do comércio tradicional.

Entretanto, um dos maiores desafios é fazer uma empresa caminhar no sentido desta tendência. Muitos ainda não sabem como montar um ecommerce e trazer uma empresa para a era digital. Pode parecer radical, mas as vendas online têm gerado mais oportunidades de negócios em meio à pandemia do que as lojas físicas antes do surto. Mas, independente das medidas de isolamento social, grandes varejistas já haviam se fortalecido neste segmento.

O mundo dos negócios nunca foi tão dinâmico após o surgimento do comércio eletrônico. A gama de oportunidades é surpreendente. A tecnologia digital é uma importante parte da grande maioria das empresas na época em que vivemos. Conforme o setor tecnológico foi evoluindo, a forma de se fazer negócio também seguiu as novas tendências do mundo moderno. O ápice deste avanço é a internet, que trouxe o poder de trocar dados em uma velocidade instantânea.

Empresas que se destacaram nas vendas online em 2020

Ao decorrer do ano de 2020, a pandemia foi a grande protagonista da quebra de vários negócios por conta das medidas de isolamento e da falta de demanda. Os setores de comércio e turismo foram os mais afetados. Dentre as empresas varejistas, várias tiveram que fechar as portas e algumas entraram com pedido de recuperação judicial, como é o caso da Máquina de Vendas, controladora da rede varejista Ricardo Eletro, que recentemente entrou na Justiça para lidar com a dívida bilionária que acumula.

Em vista disso, a rede Ricardo Eletro anunciou que está fechando mais de 200 lojas físicas para se dedicar às vendas online. A empresa revela que as visitas online foram de 50 mil para 350 mil visitas entre março e agosto deste ano, e acredita que este é o caminho para a retomada dos negócios durante a pandemia e no pós-pandemia.

Dentre as empresas que se destacaram de forma positiva, a Magazine Luiza, que está entre as maiores vendedoras no modelo e-commerce do Brasil, vem expandindo o setor comercial da empresa cada vez mais na direção das vendas pela internet e pretende se tornar tão forte nas vendas online quanto a Amazon.

Também não podemos deixar de destacar o Mercado Livre, que em agosto deste ano tornou-se a maior empresa em valor de mercado da América Latina, deixando para trás Petrobras, Vale e outras empresas de renome na região. O Mercado Livre teve uma valorização de mais de 100% entre janeiro e agosto deste ano, tudo graças ao salto nas vendas online.

A importância de estar cada vez mais digital

Com tantos desafios que os empresários de vários setores estão enfrentando em 2020, nunca foi tão importante estar atualizado com o mercado digital como agora. As empresas que não possuem um setor comercial e financeiro digital com uma proposta robusta e ampla para manter sua demanda, está enfrentando uma mudança de paradigmas forçadamente.

O setor privado nunca foi tão testado em outrora como em 2020. Escolas, universidades, academias, restaurantes, lojas de roupas, dentre outros, tiveram que se reinventar e no final, a maioria percebe agora que possuir uma estrutura digital para lidar com as demandas é fundamental para continuar existindo. Para os donos de lojas em shoppings, em locais de prestígio onde normalmente a demanda de clientes é alta, hoje o que resta é focar no e-commerce e continuar vendendo.

É fundamental saber como montar uma loja virtual no Instagram, no Facebook e em outras redes sociais de grande impacto nas vendas online. Possuir um site robusto e responsivo é uma obrigação para o empresário pós-pandemia.

Portanto, é fundamental explorar todo o potencial do setor comercial das empresas na era digital. Contrate uma empresa especializada em transformações digitais e acesso esse mundo agora mesmo.