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A presença digital no futuro do setor comercial

Numa era tecnológica, sabemos já que o futuro do setor comercial das empresas passa pela necessidade de estar cada vez mais inserido na rede e nas relações virtuais. Neste post, você vai entender como está sendo essa transformação digital e como ela deve afetar o pensamento dos empreendedores de todo o mundo.

As tecnologias não são apenas uma criação que ajuda o mundo mas também uma criação que o altera. Embora, inicialmente, os meios tecnológicos visassem adaptar-se para que nossas vidas fossem mais simples; com o passar do tempo, e à medida que novos dispositivos eram lançados e melhorados, acabamos também adaptando as nossas vidas para que acompanhassem os novos meios tecnológicos e sua velocidade de gerar soluções.

Não é difícil encontrarmos exemplos disso. De repente, a nossa forma de consumir música passou a depender de aparelhos como MP4; as nossas compras passaram a depender das lojas digitais; o nosso transporte passou a depender de aplicativos para compra de bilhetes online ou para chamar um Uber.
Adaptamos nossas vidas à tecnologia e isso fez com que até as empresas mais convencionais começassem a perceber que a mudança era desejável e necessária.

Os empreendedores digitais do comércio eletrônico, há muito tempo, compreenderam que o mundo online oferece possibilidades e desafios. A luta constante contra a saturação de um mercado global em permanente crescimento, obriga a que se sigam as tendências e se acompanhe a igualmente crescente expectativa dos consumidores. Estar atento aos produtos da moda, saber como fixar o preço de um produto com base na análise dos concorrentes ou conhecer os novos métodos de trabalho em varejo online torna-se fundamental para o sucesso nos dias de hoje.

Aos poucos, o esperado é mesmo que o futuro do setor comercial das empresas siga todo essa mesma lógica, já que o mundo já é, claramente, digital. Então, venha saber o que é o mercado online e como está acontecendo esta transformação digital.

  1. Mercado digital: o que é e como estimula as empresas?

    O mercado digital é um espaço comercial onde se dão trocas de consumo exatamente idênticas às que acontecem em espaços físicos mas que, neste caso, acontecem por meio da Internet, recorrendo a plataformas comerciais, sites ou redes sociais.

    Com cada vez mais utilizadores da web, o mercado digital está se tornando imperativo para as empresas, incluindo aquelas que existiam, anteriormente, no formato físico.

    A migração dos consumidores para os meios online, motivada pelo acesso a celulares e computadores, que fomentam o uso da mídia social e dos aplicativos, cria um espaço de oportunidade renovado e estimula as empresas a migrarem, também, para esses meios.

    A inovação é, pois, um conceito que toda a empresa deve integrar no seu método de funcionamento, perante a tendência do digital. À medida que o mundo online se torna mais e mais interessante para os consumidores, o futuro das empresas irá depender da sua capacidade de adaptar as ações e de as transferir, de forma eficaz, para a Internet. Esse processo leva, então, à chamada transformação digital.


  2. O que é a transformação digital?
    A transformação digital é a forma como as empresas se adaptam às tendências e alteram o seu funcionamento, de maneira a poderem adaptar-se à realidade do século XXI.

    Estas mudanças implicam a compreensão de como podem usar as novas soluções do digital para a resolução dos mesmos problemas que já se sentiam, embora de outras formas, anteriormente.

    Compreender como combater a saturação do mercado, as lógicas de concorrência, como escrever bons artigos (aqui com o recurso ao SEO) para atrair consumidores ou qual a importância do design, do marketing digital e da precificação nesse processo são alguns exemplos de aspectos que as empresas em transformação digital devem considerar.

    Além disso, é importante lembrar, nesse processo de transformação, que a Internet abre espaço para a criação de produtos vanguardistas e de serviços totalmente inovadores, que podem contribuir para espelhar e expandir a ação de todas as empresas, tornando-as mais abrangentes e mais interessantes para os seus consumidores.


  3. Tendências que marcam os mercados digitais
    Sendo que o futuro é digital, é muito importante que as empresas compreendam quais as tendências do mercado onde estão a ser integradas.

    Alguns elementos fazem, intrinsecamente, parte do mundo online e podem ser usados a favor destas empresas, promovendo o seu sucesso e motivando uma ação positiva ao longo do processo de adaptação.
    Um dos elementos que irá encontrar no mundo digital e que será imensamente útil é a análise métrica, que surge sob a forma de indicadores que lhe dão acesso a gráficos de desempenho, permitindo que compreenda o alcance das suas publicações, a interação com os seus seguidores e ainda para que saiba melhor quem são, em efetivo, os grupos que compõem o seu público-alvo. Estes são fundamentais para que possa saber quais as melhores formas de promover a sua empresa.

    Além disso, deverá também conhecer conceitos como o networking, já que a economia compartilhada e o sistema de interajuda são fundamentais para que possa chegar a mais pessoas e conseguir um melhor desempenho.

    Perceba ainda a importância das tendências e utilize as ferramentas disponíveis, incluindo as redes sociais.