Blog

Análise de dados na internet: informação que pode gerar negócios

análise de dados na internet informação que pode gerar negóciosO universo digital tem crescido cada vez mais, e com uma velocidade cada vez menor. A era da informação através da internet ocasionou o surgimento de ferramentas super desenvolvidas que possibilitam desvendar informações privilegiadas para empresas, benefício este que tem o poder de alavancar os negócios. Uma dessas ferramentas é a Web Analytics (análise de dados coletados na internet).

Mundo virtual como estratégia

Tirar vantagem do mundo virtual tem se tornado uma ótima estratégia de negócios para as empresas. O poder na internet é comprovado. Segundo Justin Cutroni, especialista em análise de dados do Google, cerca de 60% dos usuários no Brasil fazem pesquisas na web antes de comprar um produto ou serviço no meio físico.

Um novo desafio para as empresas

Para isso, os internautas utilizam palavras-chave relacionadas ao assunto desejado nos buscadores, como o Google. Termos de pesquisa que estão se inovando com o crescimento da mobilidade e das redes sociais, gerando um desafio para as empresas, que tem de buscar estratégias específicas para transformar estas informações em negócios.

Segundo Cutroni, com base em dados do Google, as pessoas estão usando a busca de forma mais inteligente. Cerca de 16% dos termos de busca utilizados diariamente são novos, e a média de palavras usadas por pesquisa, que antes era de 2 palavras, aumentou para 4 a 5 nos últimos dois anos.

Coleta de dados e utilização relevante

Contudo, coletar os dados na internet sobre uma marca ou produto/serviço não é suficiente, é necessário saber utilizá-los. Medir os dados estabelecendo objetivos relevantes, identificar qual a melhor métrica e realizar um bom monitoramento destes dados é fundamental para transformar as informações em negócios satisfatórios.