Blog

Como aumentar o alcance dos posts no Facebook

como aumentar o alcance dos posts no facebookSe você é administrador de uma fan page e/ou utiliza o Facebook com frequência, já deve ter percebido que a rede social, de um tempo para cá, passou a “entregar” menos as publicações aos fãs e amigos de uma página. O que é mensurado levando em conta a quantidade de curtir, comentários e compartilhamentos (engajamento) em relação aos posts.

Isto não é em vão. Com o aumento contínuo da presença das marcas no Facebook, que passaram a ver a rede social como uma grande mídia publicitária, Mark Zuckerberg não hesitou em reforçar a ideia de criar conteúdo que engaje. Ou seria uma forma de fazer com que as marcas passem a investir mais em anúncios?

“Nós estamos continuamente otimizando o feed de notícias para mostrar os posts que provavelmente gerem mais engajamento, assegurando que as pessoas vejam as histórias mais interessantes. Esse movimento está alinhado com a nossa visão de que todo conteúdo deveria ser tão interessante quanto os posts que você vê de seus amigos e família.”

EdgeRank, o algoritmo do Facebook

O responsável por filtrar o conteúdo visto no feed de notícias dos usuários é o EdgeRank, algoritmo do Facebook que calcula quais publicações são relevantes para cada pessoa. O algoritmo apresenta em seu feed somente o que ele acha que o usuário gostaria de ver. Por tanto, entender este determinante é primordial para que as empresas possam traçar novas estratégias de conteúdo social.

De acordo com pesquisa realizada pela SocialBakers, no ano de 2012, onde foi analisado o alcance médio de posts orgânicos de 15.380 posts feitos por 157 páginas de marcas, houve uma queda significante no alcance dos posts. A média caiu de aproximadamente 50% para algo em torno de 12% de alcance.

É claro que, quanto maior a base de fãs, maior o número absoluto de pessoas que uma publicação atinge, mas, percentualmente, com o novo algoritmo o alcance vai diminuindo conforme o número de fãs aumenta. O que resulta em: quanto maior a fan page, mais difícil será alcançar e engajar um percentual maior de fãs.

Tendo em vista estes fatores, o que as empresas podem fazer para aumentar o alcance e melhorar o engajamento entre os fãs na página? A resposta é imediata: investir em conteúdo social relevante. Publicar histórias interessantes para as pessoas, com ênfase na qualidade e não na quantidade. E, para que isso seja possível, a premissa básica é: conhecer o público-alvo.

(O Facebook disponibiliza uma ferramenta chamada Facebook Insights, que é bastante útil para entender melhor como as pessoas estão interagindo com a página e as publicações).

Dicas para aumentar o alcance dos posts no Facebook

O EdgeRank também leva em conta diversos outros fatores com objetivo de ajudar os usuários a encontrarem as informações mais interessantes. Para aumentar o alcance dos posts no Facebook as principais dicas são:

Publicar posts com imagens; são os que chamam mais a atenção e, segundo estudos, geram 180% mais engajamento.
– Direcionar as postagens para públicos específicos, levando em conta status de relacionamento, idade, localização geográfica e etc.
– Falar claramente com os usuários estimulando-os a interagir com a página. Sem medo de pedir para que curtam, comentem ou compartilhem o conteúdo.
– Fazer perguntas. Estudos comprovam que perguntas nos posts podem aumentar a taxa de comentários em até 92%.
– Ser direto e objetivo. Posts com 100 a 250 caracteres geram mais 60% de interação.
– Publicar com frequência e usando os formatos com mais apelo para seus clientes;
– Ficar atento aos horários em que há mais engajamento no Facebook;
– Interagir com os fãs respondendo comentários e perguntas sem demora.

Resumindo: As mudanças não só com relação ao alcance dos posts do Facebook, como na própria rede em geral, mostram que as marcas precisam mudar sua estratégia de conteúdo social, complementando-os com posts patrocinados bem planejados e elaborados. Para isso, a Convertte, agência especialista em marketing digital, possui uma equipe de social media com muitas habilidades para criar um excelente plano de mídia, de forma a atrair o público-alvo e gerar negócios para a marca através do Facebook.