Blog

Como encontrar TAGs relacionadas a uma marca no Instagram


como encontrar tags relacionadas a uma marca no instagram
Que o Instagram é capaz de agregar valor a uma marca, sabendo utilizar todos os seus recursos de forma estratégica, é fato. Uma das principais peculiaridades desta ferramenta é indexar imagens na rede através de hashtags, com isso, é gerada visibilidade para marca e, também, maneiras de envolver o público em ações de marketing. Para tanto, saber como encontrar TAGs relacionadas a uma marca no Instagram é fundamental.

Antes de tudo, para uma imagem ser encontrada, ela precisa conter uma tag, caso contrário é como se ela não existisse. A imagem está apta a ser encontrada na rede? Agora é partir para os próximos passos a fim de saber quais as TAGs que as pessoas utilizam no Instagram ao se referirem a uma marca e poder encontrar essas imagens.

1) Estabeleça um objetivo para a sua busca, pois irá ser preciso realizar um monitoramento que requer tempo e precisão.

A finalidade de estabelecer um objetivo é avaliar se o trabalho realmente valerá à pena. Exemplos: Quer fazer uma ação no Instagram para atrair o público através da utilização das imagens do próprio usuário, ou pretende saber a que sua marca é associada na rede para realizar uma campanha nas redes sociais e etc.

2) Com o objetivo em mente procure aprofundar os fatos. Por exemplo: Você quer acompanhar fotos relacionadas a um evento? Ficar a par de como a sua marca é inserida no cotidiano das pessoas, em que situações? Com isso será mais fácil pensar em quais TAGs utilizar para a pesquisa. É como um campo semântico, onde se deve pensar em palavras que podem ser associadas ao universo da marca.

3) Objetivo estabelecido? Agora vem a parte mais criteriosa, pensar em TAGs possíveis. O primeiro é o nome da marca. A partir da tag com a própria marca é possível encontrar outras TAGs que podem ser associadas ao universo semântico desejado. Como? Atentando para as outras TAGs que os usuários adicionam à imagem.

Podem ser utilizadas TAGs com os apelidos e abreviações dadas à marca, por exemplo, (convertte, cvtt), ou até mesmo o slogan e assim por diante.

4) Definidas todas as TAGs possíveis o próximo passo é descobrir se realmente vão atender as expectativas. Para isso, basta acessar o site http://statigr.am/ , digitar as palavras no campo de busca, apertar “ENTER” e analisar os resultados das imagens.

como encontrar tags no instagram

Dessa forma é possível usar o Instagram para favorecer uma marca, seja para definir quais as hashtags que podem ser associadas ao universo da empresa, para ações de marketing onde o principal objetivo é gerar empatia com o público, entender em quais contextos o público utiliza a marca, entre outros.