Blog

Como identificar falsas promoções no Facebook e denunciá-las

como-identificar-falsas-promoções-no-facebook-e-denunciá-lasVez ou outra, é possível visualizar nas redes sociais, especialmente no Facebook, grandes sorteios que mobilizam milhares de usuários. O que muitos nem imaginam, é que estas super promoções não passam de meros golpes criados por pessoas de má fé.

Estas páginas geralmente se utilizam de grandes marcas de aparelhos celulares, e passam a divulgar sorteios para quem curtir e compartilhar determinado conteúdo. Então, sem checar a veracidade da informação, muitos usuários acabam espalhando a farsa. Por isso, saiba como identificar falsas promoções no Facebook.

Casos de promoções falsas no Facebook

Alguns dos casos fake que mais geraram alvoroço na rede social foi o que se utilizou da Samsung, onde uma postagem dizia que um lote de smartphones da linha Galaxy não havia passado pelo padrão de qualidade e, por isso, iria ser sorteado por quem curtisse e compartilhasse a imagem.

falsas-promoções-no-facebook-samsung

Assim como o caso que envolveu a marca Apple. “Temos 14 iPhones novos, como estão sem a película externa protetora não podem ser comercializados e vamos sorteá-los. Para participar, compartilhe o post e curta nossa página”.

falsas-promoções-no-facebook

Alguns destes golpes têm como objetivo aumentar o número de curtidas em páginas, se promover ou apenas gerar “burburinho” na rede social, outros já podem causar problemas bem mais sérios para os participantes. Os criminosos aproveitam para capturar dados dos usuários e utilizar de maneira maliciosa.

Como identificar promoções falsas no Facebook

Para identificar estas fraudes os usuários podem levar em consideração 3 fatores:

1. Analisar de onde partiu a publicação. Se certificar de que a promoção está publicada na página de fãs oficial da marca ou da loja que está realizando o sorteio. Assim como visitar a página e verificar o tipo de conteúdo (atualizações) já pode deixar claro que aquela não se passa de uma página fake.

2. Desconfie sempre de promoções muito grandes em redes sociais. Tudo bem que a Samsung e a Apple tem condições suficientes para realizar ações deste nível, porém, ninguém fica distribuindo seus produtos assim. Caso contrário existiria uma mega campanha divulgando a promoção, não apenas nas redes sociais.

3. Atentar se o sorteio está sendo realizado por meio de ferramentas apropriadas disponibilizadas pelo próprio Facebook. De acordo com os termos para páginas de fãs, “as promoções devem ser administradas por meio de aplicativos no Facebook”. Em outras palavras, o registro ou a entrada em uma promoção demanda regras.

Como denunciar uma página falsa no Facebook

Por fim, para denunciar uma página falsa no Facebook, basta clicar no botão de configuração da página que fica ao lado do “curtir”, logo abaixo da foto de capa > “denunciar a página” > descrever a denúncia como “spam ou fraude” > “enviar”. Dependendo do número de denúncias a equipe do Facebook vai avaliar e retirar a página falsa do ar.