Blog

Conheça mais sobre a publicidade no Instagram

publicidade-insta

No último dia 13 de abril, o Instagram passou a veicular anúncios publicitários. A estreia mundial da publicidade na ferramenta, que foi comprada pelo Facebook há três anos, ocorreu no ano 2013, começando pelos Estados Unidos. O Brasil é, agora, o sexto país a vender mídia em forma de anúncios no Instagram.

Geralmente, as plataformas são muito criteriosas em relação à divulgação de números, mas junto ao lançamento da publicidade no País, o Facebook divulgou que o Brasil é a segunda maior comunidade de usuários do Instagram, ficando atrás apenas dos EUA.

Como funciona a publicidade no Instagram?

O trabalho foi iniciado de forma parcial, mais controlada. Inicialmente, oito marcas foram selecionadas para o desenvolvimento, que são: Avon, CloseUp, Coca-Cola, Mitsubishi, Mondelez, Visa, Vivo e Volkswagen. Essas marcas estão veiculando fotos e vídeos que aparecem no feed dos usuários com a palavra “patrocinado” na parte superior. É dada também a opção aos usuários de “esconder” as peças publicitárias, caso haja algum incômodo.

Para que as propagandas funcionem de forma mais eficaz, o usuário pode enviar comentários como forma de feedback. Praticamente qualquer tipo de comentário pode ser feito: os usuários podem deixar claro quais marcas querem ver, criticar a periodicidade dos anúncios ou abordar qualquer aspecto relevante das propagandas.

ocultar-publicidade

Fases estratégicas

No segundo trimestre deste ano, 20 marcas estarão presentes no Instagram com fotos e vídeos promovidos. Na chamada segunda fase, que se inicia em 1º de julho, no segundo semestre do ano, qualquer anunciante poderá comprar mídia.

O Instagram garante que quem investir em mídia na rede poderá contar relatórios bem elaborados e completos, que facilitarão o trabalho para as agências. Inclusive, poderão ser desenvolvidas campanhas complementares, que unam o conteúdo veiculado no Facebook e no Instagram.