Blog

Consequência dos memes na vida das pessoas

Não tem como escapar, os memes (termo grego que significa imitação) já viraram sensação na internet. Quem começa jamais imagina a repercussão que vai ganhar. O sucesso vem de forma inusitada e improvável. Quando se vê, já virou fenômeno, imitado por milhares de pessoas, principalmente nas redes sociais. Mas qual será a consequência dos memes na vida das pessoas?

Como podem ser os memes

Na internet, onde os memes ganham fama, esta ideia pode assumir a forma de uma imagem, vídeo, hiperlink, website, hashtag, ou mesmo apenas uma palavra ou frase.

Brasileiros que fizeram sucesso sem querer refletem sobre a vida após a fama inusitada e inesperada. Como o caso da garota Luíza, que estava no Canadá, e dos irmãos de “Para nossa alegria”. É difícil imaginar exatamente o impacto da situação na rotina dessas pessoas, pois essas ondas de humor podem passar tão rápido quanto surgem.

Consequência dos memes na vida das pessoas

Consequência dos memes na vida das pessoas

A maioria abraça a repercussão e transforma o problema em oportunidade, aproveitando como podem o impacto de um sucesso que, provavelmente, não conseguiriam de outra forma. Participam de uma série de programas de televisão e campanhas publicitárias enquanto a fama está em alta. Anônimos que ganham fama repentina acidentalmente e se tornam viral sem querer.

Com as facilidades da internet qualquer pessoa pode iniciar um meme. Com um comportamento diferente, por exemplo, como foi o caso dos movimentos bizarros do Harlem Shake, algo banal, mas, por algum motivo, as pessoas acham engraçado. Então a internet se transforma na plataforma ideal para que os memes invadam o dia a dia das pessoas.

Memes mais famosos

São muitos os casos que ganharam repercussão na web e na vida das pessoas. Alguns dos que mais marcaram foram: “ Menos Luíza, que está no Canadá”, “Para nossa alegria”, “Harlem Shake”, “Nissim Ourfali” e “Furacão Sandy”. Um dos memes mais recentes é o das propagandas da marca de carnes Friboi, com o ator Tony Ramos, que ainda está repercutindo muito nas redes sociais.

Nissim-Ourfali

Nissim Ourfali, praia da Baleia.

O meme da Friboi

O meme surgiu na primeira quinzena de julho, quando a empresa exibiu na TV comerciais da marca em que Tony Ramos “aparece de surpresa” em um mercado auxiliando pessoas a comprarem carne de qualidade. A frase “a carne é Friboi?” ficou em evidência, e está em diversas montagens na internet.

essa carne é friboi meme friboi consequência dos memes na vida das pessoas

A verdade, é que em tempos de superexposição com as facilidades da internet, frases, gestos e comportamentos incomuns das celebridades, e até mesmo de anônimos, viram facilmente motivo de piada entre os internautas.