Blog

Facebook acaba com o recurso “fazer uma pergunta”, as famosas enquetes

Você já deve ter recebido, ou participado, do aplicativo “perguntas” no Facebook através de seus amigos. Disponível na página inicial do perfil do usuário, no próprio local onde se faz as postagens, através dele é possível postar perguntas, ou enquetes, para que os seus próprios amigos respondam.

Lançado em julho de 2010, o Facebook anunciou recentemente que irá deixar de oferecer esse recurso. Rumores indicam que o motivo se deu por conta dos usuários acharem sua interface confusa, não fazendo assim muito sucesso.

O recurso “Fazer uma pergunta” aos poucos foi perdendo espaço na rede social, que inclusive foi retirado da barra lateral na página inicial, fato que tem gerado discussão entre especialistas em marketing, que analisam sobre como o Facebook tem discretamente dado menos visibilidade ao recurso nos últimos meses.

O objetivo das enquetes era tentar atrair leitores inteligentes e especialistas em diferentes campos, ou seja, torná-lo uma base sólida de conhecimento. O que não aconteceu. O recurso era muito utilizado para questões subjetivas, onde usuários faziam perguntas aos seus amigos do tipo: “qual é seu restaurante favorito” ou “se alguém queria ir ver um novo filme nos cinemas”.

facebook acaba com o recurso “fazer uma pergunta” as famosas enquetes

O Facebook anunciou que questões antigas postadas em seu perfil ainda poderão ser visualizadas, porém, aos poucos, irá remover a opção “Faça uma pergunta” do painel utilizado para enviar mensagens ao feed de notícias. Da mesma forma, também irá apagar o “Painel de Perguntas”, onde o usuário pode procurar por tópicos.

As “enquetes” somente continuarão existindo em grupos do Facebook e em fan pages de marcas, pois o recurso pode ajudar empresas na tomada de decisões, através de feedbacks do público-alvo.