Blog

Instagram perde usuários após nova política de uso

Instagram perde usuários após nova política de usoCom as mudanças nos termos de uso do Instagram e a possibilidade de comercialização de fotos dos usuários, a rede social de compartilhamento de imagens mais famosa do mundo já começou a sofrer as consequências, negativas.

A nova política de utilização do Instagram começa a vigorar a partir do dia 16 de janeiro de 2013, porém, desde que a notícia foi divulgada, no final de dezembro de 2012, alguns usuários não hesitaram em cancelar suas contas a fim de evitar a utilização de suas imagens para fins comerciais.

Segundo dados da AppData, mecanismo que faz rastreamento e medição do tráfego de grandes sites, o Instagram teve queda de 16,4 milhões para 12,4 milhões no número de usuários únicos por dia, somente nos período de 17 a 27 de dezembro, data inicial de quando foi feito o anúncio de mudanças na política de uso do aplicativo.

O Instagram chegou a ser pronunciar após a polêmica emitindo nota oficial com um pedido de desculpas aos usuários e esclarecimento de que não iriam fazer uso indevido das imagens, porém, a retratação não foi suficiente. Segundo a AppData, a rede social perdeu 25% dos usuários somente em 10 dias, e este número só tem crescido.

instagram perde usuários após nova política de uso

No total, o aplicativo tem mais de 100 milhões de pessoas cadastradas, segundo Mark Zuckeberg (CEO do Facebook). Porém, nesta quinta-feira (03/01), o AppData registrou somente 10 milhões de usuários ativos, o que confirma a insatisfação dos usuários com a suposta possibilidade de venda de fotos por parte da rede social.

Ainda assim, segundo o AppData, o Instagram continua sendo o aplicativo mais utilizado no Facebook, com 45 milhões de usuários.