Uma pesquisa realizada em todo o Brasil pela agência de inteligência de mercado Hello Research levantou dados significativos a respeito do uso das redes sociais entre os brasileiros.
Segundo a Hello Research, o Nordeste é o vice-líder no uso de redes sociais, concentrando 20% dos usuários. Em primeiro lugar está o Sudeste (55% dos usuários), em terceiro a região Sul (12%), seguidas do Norte (7%) e Centro-Oeste (6%).
Para obter os resultados a Hello Research entrevistou 1,3 pessoas de 70 cidades espalhadas pelas cinco regiões do Brasil realizando as seguintes perguntas: em quais redes sociais tinham cadastro, com que frequência acessavam, com que finalidade, quais temas mais gostavam de publicar e comentar, o que rejeitavam e como se relacionavam com amigos e marcas.
Entre os dados obtidos com relação ao Facebook, rede social mais utilizada em todo o mundo nos dias de hoje atingindo o índice de 100% de citação dos internautas, 31% dos nordestinos disseram que acessam a rede social pelo menos uma vez por dia, e 71% utilizam com o objetivo de saber o que está acontecendo na vida dos familiares e amigos.
Já a nível nacional, 21% dos brasileiros acessam o Facebook o dia todo e 15% acessam para pesquisar produtos e serviços.
Um dado que surpreendeu a agência Hello Research foi que o Orkut e MSN ainda são utilizados pelos brasileiros, mesmo depois de serem considerados falidos. Na pesquisa, 61% dos nordestinos afirmaram ter acessado o MSN nos últimos 90 dias, e 60% o Orkut.
Segundo o Diretor de Planejamento da Hello Research, Guilherme Cavalcante, isso acontece devido à ascensão das classes D e E nas redes sociais. “As classes A, B e até mesmo a C têm mais acesso a mecanismos que permitem conexão instantânea com o Facebook, tanto através de smartphones quanto tablets. Porém, a tendência é que esse público migre para o Facebook”.
Confira também a importância do monitoramento das redes sociais.