Blog

Nova atualização do Instagram permite fazer vídeos

nova atualização do instagram permite fazer vídeosO Instagram lançou seu mais novo recurso que está dando o que falar. Agora é possível fazer vídeos na rede social de imagens. Disponível para Android e IOS, os vídeos podem ser feitos com duração de até 15 segundos e o usuário ainda pode escolher 1 entre 13 filtros disponíveis para a nova funcionalidade.

A aplicação possui atualmente cerca de 130 milhões de usuários ativos, e, logo no primeiro dia com a funcionalidade, quinta-feira (20), registrou 5 milhões de vídeos publicados. Foram 40 horas de vídeo por minuto, fato que se deu principalmente devido às finais da NBA, quando o Miami Heat venceu o San Antonio Spurs.

Executivos do Instagram relataram que a ferramenta tem como objetivo entrar no mercado de vídeos com a mesma fórmula que usou para as fotos, que é de capturar imagens de baixa qualidade e torná-las bonitas para compartilhar de forma prática.

Recursos de vídeo do Instagram

É possível também escolher a “imagem de capa” do vídeo, que aparecerá na pré-visualização do seu vídeo no feed do Instagram e no Facebook, além de uma ferramenta chamada “cinema”, que serve para estabilizar a imagem diminuindo o efeito “tremido”, deixando o vídeo com um ar mais “profissional”. Este último está disponível apenas para IOS.

videos instagram

Alguma relação com o Vine, ferramenta de vídeo do Twitter?

A novidade do Instagram parece ser uma resposta ao Vine, app de vídeos curtos do Twitter que está funcionando há 6 meses. Embora sejam produtos completamente diferentes, onde o Vine possui cerca de 13 milhões de pessoas e o Instagram 130 milhões, fica claro que o CEO do Instagram, Mark Zuckerberg, está tentado derrubar o suposto rival, que possui apenas 6 segundos de loops de vídeo, eliminando assim qualquer possibilidade de concorrência.

Críticas dos usuários ao recurso de vídeo do Instagram

O recurso de vídeos no Instagram tem recebido muitas críticas. Alguns usuários dizem que a nova função foi um enorme erro, pois mistura imagens e vídeos, mudando a experiência dos usuários. Para isso, o aplicativo poderia ter criado um filtro permitindo aos usuários escolherem o que querer visualizar, fotos, vídeos ou ambos.

Outra crítica foi com relação ao tempo de carregamento do vídeo. Alguns usuários dizem que o site demora muito para carregar, assim como a baixa qualidade dos sons.

Como baixar a nova atualização de vídeos do Instagram

Para aderir à nova atualização basta acessar a loja correspondente ao sistema operacional do seu smartphone, AppStore ou PlayStore, e atualizar o aplicativo.

Confira o vídeo oficial que mostra como funciona o novo Instagram com vídeos.