Blog

Novos termos de uso do Instagram e a comercialização de fotos dos usuários

Novos termos de uso do Instagram e a comercialização de fotos dos usuáriosUm fato curioso no mundo de compartilhamento de fotos Instagram tem gerado polêmica entre os usuários. Depois que o aplicativo móvel foi comprado pelo Facebook algumas mudanças aconteceram, entre elas os Termos de Uso.

A nova política de uso do Instagram tem a ver com o que a rede social pode ou não fazer com as fotos dos usuários. O novo termo diz que as fotos das pessoas podem ser utilizadas para fins comerciais pelo Facebook, ou seja, algumas empresas podem ganhar dinheiro com as fotos dos usuários na forma de publicidade, sem aviso prévio e sem que eles ganhem nada por isso.

A possibilidade de venda de fotos por parte do Facebook (dono do Instagram) para empresas tem gerado incertezas nos usuários, que não sabem se cancelam a conta e impedem que isso aconteça, ou, ficam, e se submetem a ceder suas fotos para fins comerciais.

O Instagram se pronunciou

Com todo esse “burburinho” o Instagram se pronunciou recentemente a respeito dos novos Termos de Uso e esclareceu que não vai fazer uso indiscriminado das imagens dos usuários, pois, na verdade, eles não tem esse direito.

Esclareceram que o uso que poderão fazer se assemelha a o que algumas marcas já fazem, que é pegar as imagens relacionadas ao um produto ou serviço e colocarem no site ou fan page com o nome, por exemplo, de “melhores fotos de…”, deixando claro que não são imagens fotografadas por eles.

Alternativas para quem não concorda com a nova política

Bem, a verdade é que não dá pra acreditar totalmente nessa nota de esclarecimento que o Instagram fez não é? Por isso, segue algumas alternativas para quem preferir se respaldar das possibilidades de atuação dos novos Termos de Uso do aplicativo.

Fazer backup das imagens
Os novos termos de uso começam a funcionar a partir do dia 16 de janeiro de 2013. Até lá, quem não concordar não tem outra alternativa a não ser cancelar a conta definitivamente e não usar mais o aplicativo. Porém, para não perder tudo, ainda resta uma saída, fazer backup das imagens. Para isso, existem alguns sites especializados como o Instaport.me, Social folders e Copygr.am.

Utilizar outras redes sociais que tem a opção de filtros
Além disso, o usuário que preferir não utilizar mais o Instagram pode aderir a outras redes sociais que também possibilitam o compartilhamento de imagens e filtros. O Twitter é uma delas, que recentemente anunciou a opção de filtros para aplicativos móveis; o Flickr, que também fez um upgrade em seu aplicativo colocando diversos filtros, o Hipster, Pixlr-o-matic, Streamzoo entre outros.