Blog

O novo calendário do e-commerce no Brasil

Novo calendário do e-commerce no brasilO e-commerce, ou comércio eletrônico, forma de compra e venda pela internet, surgiu pouco tempo depois do surgimento da internet, por volta do ano 95. A partir daí, visualizando grandes oportunidades de negócios, as empresas passaram a investir em lojas virtuais, disponibilizando para os consumidores a facilidade de adquirir seus produtos além das lojas físicas.

Assim como nas vendas à varejo, os períodos de maior fluxo de consumo no e-commerce também acontece nas datas comemorativas, Dia das Mães, dos Pais, das Crianças, Namorados, Natal etc. São nestas datas sazonais que o número de vendas se eleva naturalmente, e vem crescendo a cada ano.

Porém, algo tem mudado no mundo do e-commerce, lojas virtuais têm aderido à novas datas sazonais, períodos estes exclusivos do comércio eletrônico. A criação dessas novas datas reforça ainda mais o amadurecimento e dimensão do comércio virtual no Brasil, que só neste ano deve faturar cerca de R$ 22,5 bilhões, 20% a mais do que em 2011, segundo o e-bit.

As novas datas que tem causado mais movimentação no comércio eletrônico são: Cyber Monday, Black Friday, Boxing Day e o Dia do Frete Grátis. Nesses períodos as lojas virtuais realizam uma mega liquidação durante o dia todo a fim se atrair um maior número de consumidores, liquidar estoques, fidelizar clientes, gerar leads e etc.

Com isso, o investimento em ações de marketing digital nestas épocas do ano, como, por exemplo, emails marketing, tornam-se ótimas estratégias para potencializar o crescimento das vendas, além de favorecer o relacionamento entre a marca e o público alvo.

Os dias em que essas novas datas atuam no calendário brasileiro são:

23 de Novembro – Black Friday
Criado nos EUA, neste dia grandes players do e-commerce entram no clima de mega liquidação e oferecem cupons com grandes descontos. De acordo com a consultoria e-bit, a versão brasileira do Black Friday em 2011 teve o maior volume de transações da história. Foram movimentados aproximadamente 100 milhões de reais em um único dia.

26 de novembro – Cyber Monday
Também originária dos estados unidos, a Cyber Monday é uma data exclusiva do e-commerce e acontece na segunda–feira seguinte ao Black Friday, funcionando como um saldão.

26 de dezembro – Boxing Day
Realizado no e-commerce brasileiro pela primeira vez em 2011, acontece no primeiro dia útil depois do Natal. Segundo dados do e-bit, é a segunda data com mais vendas no ano, ficando atrás apenas do Black Friday.

Abril – Dia do Frete Grátis
A primeira edição do Dia do Frete Grátis aconteceu aqui no Brasil este ano, dia 12 de abril. Também inspirado em uma data do e-commerce americano, mais de 50 lojas virtuais brasileiras ofereceram seus produtos sem cobrar taxa de frete.

Confira abaixo as novas datas inseridas no calendário do e-commerce 2012.