Blog

O que é Seo?

Internet como ferramenta de comunicação

Estamos na era da internet, essa ferramenta de comunicação que chegou ao Brasil por volta da década de 90 tem se tornado cada vez mais presente na vida dos usuários, pois, possibilita chegar à fonte de informação dispensando os intermediários, que muitas vezes não as interpreta de forma precisa ou até mesmo incorreta.

Definição de SEO

Dentro desse universo de informações ouvimos falar em muitos termos. Um deles está bastante evidente nos dias de hoje, o SEO. Mas o que seria isso? SEO vem do inglês Search Engine Optimization, que traduzido para o português quer dizer Otimização de Sites. Ferramenta formada por um conjunto de técnicas utilizadas na internet com o objetivo de fazer uma página, ou até mesmo um site, se destacar dos demais nos resultados de busca, que tem como mais utilizados o Google, Yahoo e Bing.

Geração dos sites de busca

Os sites de busca surgiram inicialmente com a organização dos links (resultados) de forma alfabética. A nova geração de sites de busca deu origem ao SEO, que passou a ser posicionada dependendo da relevância. Podemos explicar essa relevância através de algoritmos, que são cálculos que servem para definir o grau de importância de uma página.

Fatores internos e externos do SEO

O SEO se divide em duas partes. Fatores internos e externos. Os fatores internos estão relacionados ao site, como por exemplo: utilizar urls de fácil identificação, títulos de páginas racionais, a correta utilização das tags html, linguagem utilizada para construir páginas para web e utilização do padrões web. Já os externos se relacionam a o quanto o site em questão interage com outros sites. Como por exemplo: quais páginas direcionam o site e o conteúdo do link direcionado, quantidades de links que apontam para o site e o conteúdo do link apontado.

A importância das Palavras-chave

As páginas são pontuadas pelos sites de busca dependendo destes fatores, então, os buscadores determinam a relevância da página e as palavras-chave relacionadas à ela. Palavra-chave é o termo que se utiliza em um busca. Dependendo de quais palavras são utilizadas, serão apontadas páginas diferentes em posições diferentes.

Os sites de busca não disponibilizam os fatores que influenciam o posicionamento das páginas. Porém, foi possível identificar com o passar do tempo as melhores técnicas e como praticá-las, que basicamente se resumem ao uso do bom senso na criação e estruturação de um site.

Links Patrocinados

Muitas pessoas confundem SEO com Links Patrocinados, porém são duas técnicas completamente diferentes. Nos links patrocinados se paga para ter a garantia de sair na frente nos resultados de busca, que pode ser até a primeira posição, dependendo de quanto se está disposto a pagar.

Sendo assim, o SEO é uma técnica sem garantias, ou seja, nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que sua página fique em primeiro nos resultados de busca. Essa prática são possibilidades, que, quase sempre, geram resultados positivos. O único capaz disto seria o próprio site de busca como o Google ou o Yahoo.