O Brasil é o país que mais tem visitantes ativos na rede social criada por Mark Zuckerberg. Segundo pesquisa feita pela Social Bakers, cerca de 60 milhões de brasileiros acessam o Facebook, e, de maneira geral, são os que mais passam tempo conectados à rede.
Mas, porque os brasileiros são os mais engajados nessa rede social que contém mais de 1 bilhão de usuários? Quem respondeu a esta pergunta foi o gerente de engajamento do Facebook, Javier Olivan, que participou de um evento para desenvolvedores realizado na cidade de São Paulo este ano.
De acordo com Javier Olivan a resposta está na sociabilidade dos povos da América Latina, principalmente, os brasileiros, que são extremamente sociáveis. Olivan diz que acredita que o Facebook preenche uma necessidade humana e que as pessoas precisam estar em contato com amigos e familiares.
Ainda segundo o executivo, parte desta recepção positiva está relacionada a outra paixão dos brasileiros: os dispositivos móveis, como tablets e smartphones.
O executivo explicou durante a Developer Conference do Mercado Livre em São Paulo, no mês de outubro, que há um esforço da empresa para se tornar acessível a todos os tipos de usuários: “Estamos focados em criar experiências para os usuários do Facebook, mesmo nos aparelhos mais simples”.
Outras revelações fizeram parte da passagem do executivo no evento, que falou sobre as possibilidades de criação de aplicações para o Facebook e inclusive a integração entre as lojas virtuais e redes sociais. Para ele, as compras sociais são o próximo passo na evolução do Facebook. Com isso, os usuários poderão usar a plataforma para fazer compras e compartilhar a experiência com seus amigos.