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Redes sociais como plataforma de pós-venda

redes-sociais-como-plataforma-de-pós-vendaAs redes sociais estão exercendo papel fundamental na busca pela tão sonhada aproximação entre marcas e consumidores. E neste ambiente virtual, o público não é mais passivo. Ele tem voz. Dá a sua opinião. Reclama. Exige. Isto porque, uma das principais vantagens das redes sociais é a capacidade de propagação de ideias.

Como sabemos, antes de comprar, o consumidor tem buscado informações sobre um determinado produto ou serviço na internet. E, da mesma forma que ele busca informações que irão decidir a compra, ele também fornece informações, sejam positivas ou negativas. E esta facilidade se dá, principalmente, dentro das redes sociais.

Clientes querem ser ouvidos

Estudos indicam que apenas 13% dos consumidores estão interessados em preços, mas vão comprar se o preço for mais baixo. No entanto, será uma última compra se você não estiver preparado para atendê-lo e ouvi-lo. Hoje a postura do cliente não é mais passiva, ele quer ser ouvido e busca constantemente ser atendido no sentido mais amplo da palavra.

Diante deste novo comportamento, faz parte do pós-venda de qualquer empresa, seja loja física ou virtual, estar nas redes sociais e ter profissionais treinados para lidar com este meio. É uma tendência cada vez mais forte que o consumidor procure sua página virtual para deixar opiniões (elogios e reclamações). E é aí que a sua empresa deve estar preparada, com profissionais que possuam conhecimento do marketing digital.

Redes sociais como vantagem competitiva

As ferramentas disponíveis na internet chegaram como forma de possibilitar a aproximação entre empresas e consumidores. Então, as redes sociais abrem um universo de oportunidades para as empresas ganharem larga vantagem competitiva, garantindo seu lugar na escala evolutiva digital.

Através das mídias sociais as marcas podem alcançar esse relacionamento de forma muito mais rápida. Oferecendo suporte, dando dicas e sugestões. Você pode ter um perfil oficial apenas para ouvir comentários e interagir com as pessoas que já compraram na sua loja, estreitando os laços afetivos.

Preferência pelas redes sociais para suporte

Pesquisas apontam que 63% dos usuários acham ótimo receber suporte na rede social. Portanto, as empresas devem começar a testar soluções e estratégias de vendas nas redes sociais, diga-se de passagem, uma das mais celebradas funcionalidades das redes, dado seu teor viral e colaborativo, como dissemos.

Portanto, as empresas podem e devem utilizar as redes sociais como plataforma de pós-venda, assim também como canal de entretenimento, criação de relacionamento com influenciadores e detenção do poder de conversação. Compartilhando ao máximo, as chances de aumentar o poder de alcance são bem maiores.