Blog

Saiba o que significam as siglas do marketing digital

siglas do marketing digitalCom a evolução da internet e a revolução das redes sociais, muito tem se falado em Marketing digital. Uma área do marketing que para muitos é algo novo e envolve uma série de técnicas aplicadas à web com o objetivo de favorecer uma marca destacando-a da concorrência.

Com isso, alguns termos começam a pairar na atmosfera digital causando dúvidas em algumas pessoas. Portanto, iremos desvendar as siglas do marketing digital mais utilizadas para que você possa ficar por dentro do assunto.

SEO (Search Engine Optimization) ou Otimização para mecanismos de buscas – Técnicas desenvolvidas com base no funcionamento dos motores de busca (Google, Yahoo, Bing, MSN) para que um site fique melhor posicionado nos resultados de pesquisa da internet, se destacando dos seus concorrentes na busca orgânica.

SEM (Search Engine Marketing) ou Marketing para mecanismos de buscas – Conjunto de técnicas de marketing que tem como objetivo promover sites nas páginas de resultados (SERPs) através de links patrocinados. Ao contrário do SEO é uma técnica paga, a marca paga para aparecer nos primeiros resultados de busca.

SERP (Search Engine Results Page) ou Página de resultados dos motores de busca – São as páginas de resultado de busca, que variam conforme as palavras-chave. Compostas normalmente por resultados naturais que aparecem do lado esquerdo da página. Contêm título da página com link, uma descrição ou texto relacionado à palavra-chave e uma linha com opções como cachê da página, versão alternativa ou tradução.

SMO (Social Media Optimization) ou Otimização de mídias sociais – Similar ao SEO, são técnicas para otimizar sites em relação à divulgação dos seus conteúdos nas redes sociais. Podem variar desde a criação de perfis empresariais nas mais diversas redes sociais, como blogs, microblogs, fóruns, etc. Tem como objetivo atrair mais visitas para o site ou blog, e consequentemente, converter mais visitas em clientes ou assinantes.

SMM (Social Media Marketing) ou Marketing em Mídias Sociais – Área responsável por toda estratégia de marketing nas mídias sociais que consiste em criar conteúdo de qualidade e aumentar as chances de o leitor compartilhar o conteúdo nas redes sociais. É uma das fontes responsáveis pelo surgimento do WOMM.

WOMM (Word-of-mounth Marketing) ou Marketing boca-a-boca – É uma forma de campanha promocional que funciona através de uma recomendação pessoal de uma marca, produto ou serviço. É quando alguém dá informações e opiniões sobre uma determinado assunto compartilhadas instantaneamente nas redes sociais

VSEO (Video Search Engine Optimization) ou Otimização de Vídeo para os Mecanismos de Busca – Esta técnica ainda não é muito utilizada, mas vem ganhando espaço no mundo do marketing Digital. Tem como objetivo ranquear vídeos nos motores de busca.