Blog

Serviço de “busca social” é lançado pelo Facebook

serviço de busca social é lançado pelo facebookO Facebook lançou nesta terça-feira (15), em grande evento realizado nos EUA, mais uma novidade que promete alterar consideravelmente as estratégias comerciais do setor de tecnologia. A chamada “busca social” é um mecanismo de busca onde os usuários da rede podem pesquisar sobre assuntos específicos dentro da plataforma.

Originalmente chamado de Graph Search, o novo motor de busca tem a capacidade de pesquisar dados de mais de 1 bilhão de pessoas, 240 bilhões de fotos e 1 trilhão de conexões.

Que tipos de informações a “busca social” disponibiliza

Segundo Zuckerberg (CEO do Facebook), a “busca social” terá sua primeira versão baseada em quatro categorias: pessoas, fotos, locais e interesses. Mark Zuckerberg ainda anunciou que futuramente será possível buscar também em posts, comentários e ações.  A ferramenta irá “ajudar a explorar o Facebook de uma forma totalmente diferente”.

Qual a diferença da “busca social” para outros mecanismos de busca na web

A principal diferença da “busca social” para outros mecanismos de busca da web, é que os usuários poderão fazer pesquisas combinando frases, ao invés de palavras-chave. Por exemplo, filtrar quais amigos moram em uma cidade específica “meus amigos que moram em Nova York”, fotos que foram tiradas com uma determinada pessoa, ou até mesmo fazer duas perguntas ao mesmo tempo, como “quais amigos meus que moram no Rio de Janeiro e gostam de ‘The Walking Dead´?”
serviço de busca social é lançado pelo facebook

O que a publicidade poderá ganhar com a “busca social”

Analisando o ponto de vista comercial, o novo serviço pode representar uma grande evolução do Facebook com relação ao direcionamento de campanhas e ações publicitárias. O recurso poderá segmentar de maneira ainda mais minuciosa e direta uma determinada ação de publicidade para um público específico.

Quando o Graph Search estará disponível?

Conforme anunciado, o novo sistema de busca foi lançado em fase de teste e inicialmente  apenas em inglês para um pequeno grupo de usuários, em um programa beta. Não há previsão de quando o serviço será lançado a nível mundial, de acordo com Zuckerberg a busca será disponibilizada gradativamente.
Os usuários que tiverem interesse em utilizar o recurso assim que estiver disponível em sua região, deve entrar em uma lista de espera mediante cadastro.

Como ficarão as configurações de privacidade

De acordo com Mark Zuckerberg, a “busca social” respeitará as configurações de privacidade aderidas pelos usuários. Se o mesmo tiver bloqueado fotos no seu perfil, por exemplo, a busca não poderá encontra-las. A “busca social” é uma maneira de encontrar coisas que foram compartilhadas com você”, disse o fundador do Facebook. Desta forma, o usuário só poderá ver aquilo que já poderia visualizar em outros lugares na rede social.