Blog

Tendências para o Facebook em 2013

tendências para o facebook em 2013Com a era das transformações tecnológicas, onde as mudanças acontecem muito rapidamente, é comum se avaliarem os acontecimentos que mais tiveram destaque no ano que se encerrou, e, com base nisso, fazer uma previsão do que poderá acontecer no ano que se inicia.

No que diz respeito ao Facebook, o ano de 2012 foi repleto de novidades. Entre as principais mudanças realizadas pelo CEO da rede social, Mark Zuckerberg, para alcançar maior visibilidade para a plataforma e para as marcas, estão a criação das timelines para empresas e anúncios pagos.

Desta forma, algumas apostas e tendências para o Facebook em 2013 se fazem muito pertinentes, tendo em vista a realidade do marketing digital nos dias de hoje. Com isso, a possibilidade de tirar melhor proveito de um mercado que está cada vez mais competitivo para as empresas como é o meio on-line.

Mais formatos de anúncios

Existem alguns formatos de anúncios para publicidade no Facebook, como o Post Patrocinado, Facebook Ads, Logout Experience, Facebook Offers, Facebook Exchange e até Posts Patrocinados para perfis. Os mais utilizados no Brasil são o Facebook Ads e o Post Patrocinado .

Porém, o Facebook está em constante mudança, e outra grande tendência para 2013 é o desenvolvimento de novos formatos de anúncios dando mais possibilidades de investimento para as empresas e melhor experiência para os usuários.

Investimento em Mobile

A popularização dos smartphones e tablets tem gerado uma epidemia de mobilidade. Pesquisas apontam que em 2014 o acesso à internet por meio de dispositivos móveis ultrapassará a forma convencional através de desktops.

 tendências para o facebook em 2013

O Facebook já teve algumas novidades em 2012 no âmbito dos dispositivos móveis, como mudanças na forma de visualizar a rede social, permitindo ao usuário poder acessar o seu perfil de maneira mais prática com o aplicativo móvel do Facebook.

Portanto, não há dúvidas de que uma das grandes apostas do Facebook para 2013 é o investimento em mobile, principalmente com relação à inclusão de formas de publicidade, que sofreram grande impacto no formato de aplicativo da rede social.

Mais recursos e opções para empresas

tendências para o facebook em 2013

Uma empresa que possui uma fan page no Facebook tem grande êxito no meio on-line, e a rede social muito provavelmente aumentará a gama de recursos para as marcas criando novas ferramentas que possam torná-las melhores sucedidas. Assim, o Facebook também terá sucesso.

Especula-se que possam ser desenvolvidas ferramentas de conversões e análise de ações, analytics integrada com sugestão de anúncios e até uma modalidade paga do Facebook para as empresas podendo receber ajuda via email ou chat entre outros benefícios.

Rede para compras

Modalidades de compras diretamente pelo Facebook, onde o usuário compra, paga e recebe o produto pela rede social já existem em alguns países, como o F-Commerce e o Facebook Gifts.

Portanto mais business, compras e vendas diretamente pelo Facebook são uma forte aposta para as tendências do Facebook em 2013.

tendências para o facebook em 2013

Melhorias nas buscas

O Facebook tem crescido consideravelmente, e o maior acúmulo de conteúdo requer uma entrega mais eficiente de informações para os usuários.

Uma ferramenta criada e lançada pelo Facebook no início deste ano mostra que Mark Zuckerberg têm despertado interesse para esse fator. A “Busca Social” é um mecanismo de busca onde os usuários da rede podem pesquisar sobre assuntos específicos dentro da plataforma.

Assim, a melhoria da busca interna do Facebook para facilitar a busca de conteúdo dentro da rede é uma das fortes tendências para o Facebook em 2013.