Blog

Tipos de busca na internet através do Google

tipos de busca na internet através do google

O Google mudou a forma como as pessoas interagem com a internet. O mecanismo de busca (SERP) de informações trouxe muitas facilidades para o usuário web e, também, para as marcas. Com o objetivo de organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil, o Google se tornou o principal e maior site de consultas, e permite identificar alguns tipos de busca na internet. Confira os principais.

1. Site específico – Neste tipo de busca, o usuário está bem focado no resultado e já sabe onde vai clicar. Ele sabe o nome do site que quer encontrar e busca por ele no Google porque pode ter esquecido a URL da página. Neste caso, a otimização de sites com técnicas de SEO pode ajudar muito a atrair este usuário.

2. Produto ou serviço – Através de uma palavra-chave de produto ou serviço o usuário faz uma pesquisa para ter informações sobre algo que deseja encontrar/comprar em algum site que melhor atenda à sua solicitação. É a mina de ouro das buscas pois há intenção de compra. Onde as empresas podem obter bastante retorno para suas lojas virtuais (e-commerce).

3. Informação – É o principal tipo de busca do Google.  Aqui está o maior volume de buscas e neste ponto os sites de nicho podem se destacar se oferecerem conteúdo relevante. O internauta aqui quer saber sobre assuntos diversos que envolvem situações do dia a dia e etc. Os blogs corporativos, neste caso, são fundamentais.

4. Notícias – o Google dá grande destaque para assuntos que estejam relacionados a notícias, que passa a exibir no topo opções de sites de notícias para os resultados de busca.

5. Imagens – com o comum comportamento dos usuários de pesquisar por assuntos na SERP e depois imagens relacionadas à ele, o Google passou a mostrar também imagens para o termo no mesmo resultado. Por isso a importância de imagens otimizadas.

6. Locais – para buscas por empresas locais ou serviços oferecidos localmente, o Google exibe informações geográficas, antecipando a necessidade do usuário que gostaria de ver em um mapa e descobrir a distância de onde ele está.

7. Vídeos e Músicas – quando se fala em vídeo na internet, o YouTube  se tornou o maior “canal de televisão” do mundo. Consequência da crescente busca por vídeos e imagens na internet. Então, para esse tipo de busca, o Google exibe os próprios vídeos do Youtube em miniatura no topo.

E o que isso tem haver com o seu site?

Tudo. Você já ouviu o ditado que diz que se alguma coisa não está na internet ela não existe? Isso não é boato, é fato. As pessoas hoje em dia pesquisam sobre tudo na web, seja antes de efetuar uma compra para buscar informações sobre um produto/serviço ou para ter dicas de como facilitar o dia a dia.

Os diferentes tipos de busca na internet podem ser uma estratégia muito eficiente para aumentar o tráfego no seu site. Utilizar técnicas de SEO corretamente nestes diferentes tipos, buscando sempre entender como funciona o sistema de busca do Google, faz toda a diferença na hora de aproveitar estas oportunidades. Para isso, conte com quem entende de marketing digital para empresas. Conte com a Convertte.