Trabalhar aliando planejamento e estratégias é a chave do sucesso do marketing digital. No ambiente on-line, não basta apenas saber o que dizem e o quanto dizem sobre as marcas que se administra, hoje existem várias formas de mensurar os resultados nas redes sociais e obter dados estratégicos para os seus negócios.Hoje, além das ferramentas pagas, existem ferramentas gratuitas que desempenham de forma eficaz o trabalho de monitoramento. Essas ferramentas podem auxiliar o analista a entender o alcance da empresa nas redes sociais, conhecer o público-alvo e a gerar conteúdo engajador.
Como o Instagram é uma rede social que não possui nenhum tipo de painel analítico, o Iconosquare (antes conhecido como Statigram) é uma ótima opção de ferramenta de monitoramento, pois oferece o que há de melhor sobre dados de Instagram. Através dela é possível verificar o histórico de fãs, o volume de curtidas e comentários e até o número de pessoas que não são fãs, mas chegaram às fotos do perfil por atividades de terceiros.
O Topsy funciona para o Twitter e é dividido em três partes: Social Search, Social Analytics e Social Trends. Uma permite descobrir o volume de conteúdos publicados sobre a marca em um determinado período. A outra oferece análise do sentimento dos posts e um histórico do volume de postagens. A última sinaliza as novas tendências mundiais.
O Newsle pode ser usado em diversas redes sociais. Ele monitora todas as menções, citações e comentários sobre a marca nas redes, do Facebook ao Linkedin. Mais do que apresentar notificações no Facebook, ele apresenta resultados que você não visualiza normalmente na internet.
Cyfe é uma ferramenta com planos pagos e gratuitos, mas até mesmo o seu plano gratuito oferece uma enorme possibilidade customização dos dados e métricas das principais redes sociais existentes. Um ponto interessante é o “modo TV”, que permite instalar um telão em uma sala para que várias pessoas consigam acompanhar o desempenho da marca em tempo real.
O Klout é uma ferramenta onde você recebe uma nota de 0 a 100 para as suas ações e recebe dicas de práticas para se tornar cada vez mais relevante. Funciona com todas as principais redes, oferecendo um dashboard de desempenho, que possibilita saber onde seu trabalho está sendo melhor percebido.
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