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Hashtag: poderosa aliada de uma marca

hashtag-poderosa-aliada-de-uma-marcaJá falamos aqui sobre o que é hashtag e como surgiu esta ferramenta que se tornou tão popular nas redes sociais, principalmente no Twitter. O que muitas empresas precisam saber, é que esta ferramenta bastante conhecida como jogo da velha pode ser uma forte aliada da marca, se bem utilizada.

Então, como e quais são as melhores formas de as empresas utilizarem as hashtags de maneira a atrair maior visibilidade para a marca?

Potencializar eventos físicos ou virtuais

As redes sociais são capazes de fazer um assunto repercutir muito rapidamente. Existem eventos que mobilizam milhares de usuários na rede gerando inúmeros comentários e opiniões a respeito, seja nas redes sociais ou blogs.

Quando as hashtags passam a ser utilizadas, todas as conversas sobre um determinando assunto serão centralizadas. Isto ajuda as empresas a avaliar o retorno online que aquele acontecimento teve dentro das mídias sociais. Da mesma forma que ajuda a difundi-lo e torná-lo cada vez mais conhecido.

Para isso, as empresas têm que criar uma única hashtag e divulgá-la nas mídias sociais, assim os usuários saberão da existência da ferramenta e passarão a utilizá-la.

Escolher a hashtag certa

Alguns critérios devem ser levados em conta para saber como escolher uma hashtag, seja para uma promoção, evento, campanha e etc. O mais importante deles é criar uma que seja simples e, ao mesmo tempo, identifique o que é necessário para quem a ver entender sobre o que se trata.

Uma dica é deixar que os próprios usuários criem, e depois incorporar a que tiver sido mais utilizada como a oficial.

Outras considerações também devem ser levadas em conta: que o Twitter tem apenas 140 caracteres, portanto a hashtag deve ser curta; que as pessoas vão ver a hashtag em diferentes locais, por isso deve ser clara e objetiva, e evitar hashtags muito simples que possam ser confundidas com outros assuntos.

Pegar carona nas hashtags mais populares

Existem algumas hashtags mais utilizadas nas redes sociais, termos criados pelos próprios usuários que naturalmente ganham enorme usabilidade. As empresas podem analisar quais são as mais populares e entrar na “brincadeira”.

Ao fazer isto estarão sendo vistas por milhares de pessoas, pois ficarão posicionadas nos Trending Topics. Além de mostrarem que são marcas que estão antenadas com o que está acontecendo, gerando simpatia com os usuários e acessos para a página.

Algumas #hashtags mais conhecidas:

#fail – usa-se quando se reprova alguma coisa.
#FF ou #FollowFriday – signifca que são perfis recomendados para seguir.
#adoro – quando se gosta muito de alguma coisa e quer recomendá-la.

MAIS ALGUMAS DICAS:

. Não coloque acentos na hashtags;
. Procure não utilizar palavras em inglês se o seu público é do Brasil;
. Não use muitas hashtags num mesmo tweet ou comentário. O ideal são no máximo 3.