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Nem tudo o que é postado no Facebook aparece no seu feed

October 1, 2013
November 14, 2022
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Você já deve ter percebido que nem tudo o que os seus amigos postam no Facebook aparece no seu feed de notícias. Ainda não? É um tanto quanto delicado dizer isso meu amigo, mas saiba que essa é a mais pura verdade. Aquela foto super interessante que você poderia gostar de ver pode não aparecer pra você. Sabe por quê? Por causa de um “rapazinho” chamado EdgeRank.

O que é EdgeRank

EdgeRank é o nome dado a um método de classificação e ranqueamento de postagens do Facebook. É um algoritmo que calcula o quanto uma determinada postagem pode ser importante pra você, e, dependendo da análise, ele classifica como não importante, eliminando a publicação da sua “página inicial”. Você só poderá ver se entrar no perfil da pessoa.

Qual o critério que o EdgeRank utiliza?

Com isso, você deve estar se perguntando: mas quem esse EdgeRank pensa que é para dizer o que eu gostaria ou não de ver? Bem, pode não justificar, mas o algoritmo do Facebook utiliza um certo para isso, o “Afinidade x Relevância (peso) x Tempo”. Vamos entender...

como funciona o algoritmo do facebook

Afinidade- Para ocultar ou mostrar postagens, o EdgeRank analisa o histórico de interações que você tem com os seus amigos individualmente (curtidas, comentários, compartilhamentos e com quem mais conversa) . Assim, tende a apresentar conteúdo das pessoas que possuem participação mais ativa com você.Relevância (peso) – Depois que o EdgeRank analisa quem mais interage com você, e vise e versa, ele escolherá agora apenas as postagens mais relevantes da sua rede de amigos. Por exemplo: Você interage com dois amigos por igual, mas, isso não quer dizer que tudo o que eles postem você verá, o algoritmo do Facebook ainda avaliará as relevância das postagens, as que tiverem mais curtidas, comentários e etc serão publicadas no seu feed.Além disso, alguns tipos de posts tem mais peso que outros. Postagens com fotos e vídeos são mais priorizadas, seguidas de posts com Links externos e somente textos. Quanto maior o peso mais relevante será.Tempo – O EdgeRank prioriza postagens mais recentes. Isso se deve, juntamente com os outros fatores de relevância, ao tempo de decaimento dos posts, que é como ser fosse a vida útil de uma postagem. Ao visualizar sua “Página inicial” as postagens mais recentes, juntamente com as que têm maior relevância, serão mostradas pra você. Por isso que existem dias e horários nobres no Facebook, que é quando há maiores chances de as pessoas interagirem com a postagem.

Mas por que isso tudo?

Além de ser uma forma de organizar e ter um maior controle sobre a rede, o algoritmo do Facebook também tem outra estratégia. Lucrar. Isso mesmo! Ou você pensa que o Facebook, como todas as outras redes sociais, não geram gastos? E, como todo investimento precisa trazer retorno, o EdgeRank funciona como ferramenta de negócios.Com a crescente presença das marcas no Facebook, que descobriram nesta rede social uma grande aliada para interagir com o seu público (além de ganhar visibilidade, entre outros) a limitação de postagens gera a opção de pessoas e marcas poderem pagar para que seus posts impactem um maior número de pessoas. Se você quiser que mais pessoas vejam a sua publicação você pode utilizar os Posts Patrocinados do Facebook, também chamados de posts promovidos.

Como fazer conteúdo relevante e impactar mais pessoas

Se você não quer recorrer à forma paga do Facebook para impactar mais pessoas, resta caprichar no conteúdo orgânico (natural). Para isso, suas postagens devem ter uma mistura de todos os critérios do Facebook com uma pitada de criatividade. Que, venhamos e convenhamos, dá um trabalhinho não é?Por isso, se você tem uma fan page, ninguém melhor para gerenciar e promover a sua página do que alguém especialista em comunicação digital, como a Convertte. Conheça os nossos serviços e faça sucesso na internet!

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