Blog

O que é e como usar Tag heading

o que é e como usar tag heading

Tags heading é uma das técnicas de SEO utilizadas para melhor posicionar uma página no Google. Refere-se aos títulos e subtítulos do texto de uma página. Quando bem utilizadas podem ser uma ótima estratégia para sites, pois além de proporcionar um melhor engajamento no rankeamento do Google também oferece uma melhor experiência de leitura para os usuários.

O que o Google privilegia

O Google privilegia os sites que possuem páginas com conteúdo organizado, que utilizem título e subtítulo para uma melhor identificação dos assuntos a que o texto se refere, pois isto é o que faz com que as pessoas se interessem por sites específicos. Ninguém gosta de ler algo desorganizado e sem uma boa estrutura de visualização.

Organização por hierarquias

Essa técnica se utiliza de hierarquias, que são divididas em H1, H2, H3, H4, H5, H6. O grau de importância dessa hierarquia é decrescente. A tag H1 é a mais importante, obviamente a H6 tem menos relevância. Porém, mesmo as que são menos importantes, tornam o texto mais relevante do que se for utilizado apenas um simples parágrafo.

Para um melhor entendimento, podemos fazer uma simples comparação das Tags heading com tópicos de trabalhos acadêmicos por exemplo. A hierarquia das Tags heading (cabeçalho) é semelhante à divisão dos parágrafos feita em trabalhos acadêmicos e manuais. Para cada um se utiliza um título, e dentro desses títulos, subtítulos, e assim por diante.

1. – H1

1.1 – H2

1.2 – H2

1.2.1 – H3

1.2.2 – H3

1.3 – H2

Resumindo:

A tag <H1> deve ser um resumo do que o usuário vai encontrar no texto;

A tag <H2> deve abordar um conteúdo subsequente do conteúdo da página;

As demais tags obedecem a mesma filosofia.

Dicas de como usar Tag heading

Existem algumas dicas importantes, que foram criadas por Matt Cutts (engenheiro de software do Google), que podem ser utilizadas na hora de otimizar as Tags headings afim de se obter, principalmente, uma melhor posição do seu site ou blog nos resultados de pesquisa.

Destacamos algumas delas:

  • Obedeça a hierarquia;
  • Adicione a palavra-chave principal nos títulos e subtítulos;
  • Cuidado com uso de Keyword stuffing. Considere adicionar a palavra-chave foco  apenas em 2 ou 3 subtítulos;
  • Cada página dentro de seu site deve ter pelo menos um título;
  • Você só deve colocar um h1 em uma página;
  • Verifique se o seu h1 é o primeiro título na página;
  • Seu h1 deve conter a palavra-chave principal e ser semelhante, mas não o mesmo que o título da página;
  • Nunca pule níveis de título. Não é lógico para saltar de h2 para h4. No entanto, você pode ir de h2 para h3, em seguida, volta para h2 se o seu conteúdo requeira isso.
  • Você pode usar mais de um h2, h3, h4, h5, h6 e em sua página;
  • Todos os títulos além de h1 estão em subposições;
  • Você deve usar seus títulos de forma consistente em todo o site;
  • As posições devem ser gramaticalmente correto, lógico e fácil de digitalizar;
  • Seus títulos devem estar estreitamente relacionado com o seu texto.