Blog

Obtenha melhores resultados utilizando encurtadores de links

obtenha melhores resultados utilizando encurtadores de linksDe um tempo para cá, os encurtadores de links (URLs) estão sendo muito utilizados. Inicialmente no Twitter, para maximizar a quantidade de caracteres, que é de 140, para depois se estenderem para outras redes sociais como o Facebook. Um dos principais motivos dessa disseminação é estimular os internautas a clicarem, pois muitos têm certa rejeição à URLs longas, por considerarem que pode ser algo malicioso.

O que é encurtador de link

Os encurtadores de URLs são uma das grandes estratégias de otimização de conteúdo. Consistem em ferramentas utilizadas para deixar uma URL menor evitando aquela série de caracteres indesejados, que em nada acrescentam para o seu conteúdo, pelo contrário deixam a sua página esteticamente desagradável e, como já citamos, podem causar certa rejeição por parte dos usuários.

Por que utilizar encurtadores de links

Com o constante crescimento das redes sociais, a prática de se usar links dentro de um conteúdo para levar a outra página na internet é algo cada vez mais utilizado. Porém, muito mais do que estimulo, as empresas podem utilizar esta ferramenta para obterem melhores resultados. Alguns encurtadores de URLs são capazes de oferecerem dados relevantes à respeito dos acessos ao link encurtado, como: mensurar cliques, estimar média de cliques gerados por um determinado veículo, calcular e projetar CPC da ação, entre outros.

Além de, ao encurtar um link se consegue mais espaço para incluir informações, o que possibilita uma maior interação com o usuário. Desta forma pode-se gerar mais compartilhamento e aumento de visibilidade na rede.

Principais vantagens dos encurtadores de URLs

Encurtadores possibilitam realizar estatísticas sobre as interações na rede, como: de onde vieram os cliques, quantidade de cliques e etc. Por isso, é importante escolher URLs encurtadas sempre que for realizar uma ação, mesmo que levem para um mesmo lugar. Assim, é possível ter mais precisão sobre a efetividade de cada ação. Além, de conseguir mensurar o engajamento da página no ambiente virtual.

Para conseguir alcançar estes dados, uma das maneiras mais práticas que a ferramenta oferece é colocar o link encurtado na barra de endereços do navegador e acrescentar um + no final. Ex: bit.ly/Artigos_Convertte+. Para informações mais detalhadas, basta criar uma conta. A maioria dos sites que oferecem esse serviço são gratuitos.

Encurtadores de URLs pernonalizados

Uma das principais desvantagens em utilizar encurtadores, segundo internautas, é não saber se o link direciona realmente para um site que tenha haver com o conteúdo, por não especificar no link, que contém apenas uma sequência de letras e números. Contudo, isto já pode ser mudado. Existem sites que possibilitam personalizar o link, colocando uma descrição no encurtador ao invés de códigos. Um deles é o Bitly, que personaliza a descrição do encurtador dando mais credibilidade à URL. (ex: bit.ly/Artigos_Convertte)

Encurtadores de links mais utilizados

Existem muitos sites que oferecem esta ferramenta, porém, os encurtadores mais conhecidos são:

bit.ly
migre.me
goo.gl
Notlong
TinyURL