Blog

Twitter do Papa entra no ar em oito idiomas

O Papa Bento XVI teve seu perfil no Twitter lançado nessa segunda-feira (3) utilizando o username “@pontifex”. Segundo o Vaticano, o Papa fará seu primeiro tweet dia 12 de novembro, próxima quarta-feira, por ocasião da festa de Nossa Senhora de Guadalupe, mas, com o passar do tempo, os tweets serão feitos com mais frequência.

O novo assessor de comunicação do Vaticano, o americano Greg Burke, relatou que os tweets serão publicados a partir do meio-dia, no horário local, e responderá perguntas relacionadas à fé. O perfil já conta com mais de 370 mil seguidores em menos de um dia.

O Pontífice, de quase 86 anos, terá seus tweets publicados em oito idiomas: espanhol, inglês, italiano, alemão, polonês, árabe francês e também português. A conta oficial é a versão em inglês (@pontifex), e as dos outros idiomas são seguidas pelas siglas do idioma, como: @pontifex_fr, para francês, @pontifex_de, para alemão e @pontifex_pt, para português.

twitter do papa no twitter em oito idiomas

O perfil foi criado porque o Papa acredita que todos os meios de comunicação são válidos para se divulgar o evangelho, e ainda evidenciou a “importância” que a Santa Sé dá às redes sociais para esse objetivo. O Pontífice declarou em vários documentos que é necessário utilizar a internet para apresentar Cristo ao mundo.

Bento XVI também inaugurou no último ano o portal multimídia do Vaticano na internet, “News.va” publicando a seguinte mensagem por meio do microblog: “Queridos amigos, acabo de lançar o News.va. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Com minhas orações e bênçãos”.