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10 motivos para monitorar sua marca nas redes sociais

March 20, 2013
November 14, 2022
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Já falamos de uma maneira mais ampla sobre a importância do monitoramento das redes sociais.Desta vez, vamos fazer um detalhamento sobre este assunto apresentando 10 motivos para monitorar sua marca nas redes sociais. Confira agora.

1. Saber o que o público fala

As pessoas utilizam cada vez mais as redes sociais para obter informações e compartilhar ideias, tendo em vista a alta capacidade de propagação na rede. Através das redes sociais uma marca pode se aproximar do seu público-alvo e saber o que falam ao seu respeito, possibilitando uma análise bem detalhada que pode gerar grandes oportunidades, como fazer melhorias em um produto/serviço ou até na impressão que as pessoas têm da marca.

2. Identificar quem são os influenciadores da marca

Existem usuários nas redes sociais que tem grande capacidade de influenciar outros, são aqueles que têm sempre uma opinião positiva para dar que acaba beneficiando a empresa. São os chamados “Advogados da marca”. Identificar e procurar ter um bom relacionamento com estes usuários pode ser muito vantajoso, pois a marca terá um buzz, divulgação natural positiva da marca.

3. Obter resultados através de uma comunicação eficaz

O monitoramento entra como papel fundamental não só para identificar os cenários de crise, mas sim a demanda de oportunidades de divulgação da marca dentro das redes sociais. Com um monitoramento eficaz e comunicação pertinente ao universo da empresa pode-se alcançar conversões em vendas e novos clientes.

4. Identificar as palavras que geram tráfego

Com o monitoramento é possível identificar uma séries de palavras-chave geradas pelo o que os clientes estão buscando em seu segmento. Técnicas de SEO aplicadas em campanhas de SEM com estas palavras-chaves (tags) podem indexar melhor a página nos buscadores e levar mais tráfego para o site.

5. Ampliar a visão de mercado

com o monitoramento das redes sociais é possível descobrir demandar “ocultas”, monitorar opiniões e dar feedback, identificar o cenários e os influenciadores no seu segmento de mercado, comparar os dados e números das marcas concorrentes para investir em inteligência competitiva.

6. Saber o que os concorrentes estão fazendo

Descobrir como está sendo a atuação da concorrência nas redes sociais, identificando seus pontos fortes e fracos, possibilita saber onde e quando investir,a fim de gerar mais visibilidade e vendas para a marca. Assim como o progresso das ações promocionais e suas repercussões no meio online.

7. Identificar Insights relevantes para os clientes

Insights (entendimento, percepção profunda) vindos do monitoramento das redes sociais permitem à marca ficar a par do seu posicionamento nas redes e apresentar possibilidades de mudanças para melhorar sua visibilidade, ou até mesmo de algum produto/serviço que não está sendo bem prestado pela empresa.

8. Planejar estratégias

Através do monitoramento das redes sociais é possível obter relatórios periódicos que permitem conhecer melhor os seu público, mapear os canais de comunicação, identificar crises e ações que mais geraram engajamento, números antes, durante e depois de campanhas e etc. A partir disto torna-se possível planejar e traçar estratégias relevantes para a marca.

9. Mensurar resultados

A mensuração de resultados é de extrema importância para uma empresa, através desta ferramenta é possível explicar fenômenos, explicar causas, compartilhar e projetar resultados de eventos futuros. Para isto são utilizadas métricas, que quantifica uma tendência, dinâmica ou característica.

10. Faturamento

O ROI, sigla em inglês que significa “retorno sobre investimento”, nas redes sociais é algo que ainda não é bem mensurado pelas empresas. Muitos executivos precisam de números (moedas) para saber se o investimento está se pagando, o que não se aplica de forma direta nas redes sociais. O faturamento através das redes sociais tem retorno nas menções e leads para e sobre a marca. O que é mais praticado nas redes é o Brand Awareness (Branding=Buzz), e o aumento das vendas ocorre de maneira natural, na outra ponta desta cadeia.

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