Blog Convertte

Desafios e mitos de SEO em sites de e-commerce desenvolvidos em construtores de sites online

March 28, 2022
December 5, 2022

Em muitas revisões de construtores online, a impossibilidade de promoção normal de SEO é indicada como uma das desvantagens. O mais interessante é que alguém descreveu esse problema há muito tempo atrás, e talvez até o justificou, e o restante dos "redatores" simplesmente reproduzem essa deficiência de revisão em revisão. Muito provavelmente se tratava de um serviço específico ou mesmo de uma configuração específica, por exemplo, um plano gratuito sem acesso a nenhum módulo de SEO.Neste artigo vamos desmascarar os mitos de SEO sobre construtores online.Não fomos preguiçosos e estudamos os recursos de SEO de todos os serviços de nuvem populares para criar sites.Para quem não conhece ou esqueceu, construtores de sites online são serviços da web nos quais você pode rapidamente e sem conhecimentos especiais construir seu próprio site. Quase como um CMS (sistema de gerenciamento de conteúdo), mas apenas mais conveniente. Você obtém toda a infraestrutura necessária e, muitas vezes, serviços adicionais para manutenção de sites, em um só lugar.Os construtores podem ser altamente especializados, por exemplo, os destinados a criação de blogs ou apenas lojas online, e os universais, nesses serviços será possível montar diferentes tipos de sites: fóruns, murais, lojas, landing pages, etc.Eles também podem ser divididos em categorias de acordo com as condições de pagamento. Existem os chamados construtores gratuitos que oferecem seus serviços em um modelo freemium (haverá uma tarifa totalmente gratuita no sortimento, mas será muito limitada em recursos, inclusive em SEO) e totalmente pagos (não há tarifa livre, ou substituído por acesso experimental por um determinado período de tempo).Mitos Sobre SEO em sites de E-commerce desenvolvidos em construtores online:

Mito 1. Sites criados em construtores são mal indexados pelos mecanismos de busca.

Na verdade, os mecanismos de pesquisa indexam o conteúdo hospedado em diferentes plataformas da mesma maneira. Nem o Google nem quaisquer outros mecanismos de pesquisa não se importam com o mecanismo em que seu site está sendo executado. O bot rastreia o conteúdo com base apenas na análise da marcação HTML. Recentemente, os rastreadores dos maiores buscadores também podem trabalhar com sites JavaScript (quando o código HTML é gerado dinamicamente por scripts, diretamente no navegador).Todo o código "técnico" é limpo e não participa da indexação. Assim, o mecanismo de pesquisa prioriza o conteúdo de suas páginas, não o código do mecanismo. Há também algo como marcação semântica. Com isso, os construtores de sites estão em plena ordem.

Mito 2. Os construtores de páginas online são lentos para carregar, o que é ruim para o SEO.

Há uma verdade parcial aqui. Por quê? Porque os gigantes das buscas anunciaram há muito tempo que a velocidade de carregamento da página é um dos fatores de classificação. Mas você precisa estar ciente de que este é apenas um dos fatores. Ele não é o mais importante. Em outras palavras, qualquer site pode carregar lentamente em qualquer plataforma.As otimizações automáticas dos construtores geralmente funcionam melhor do que as soluções de estoque de sistemas CMS populares, como WordPress, Joomla, etc. Um site vazio sem otimizações do lado do servidor e sem cache habilitado, especialmente em plataformas de uso intensivo de recursos como 1C-Bitrix, pode levar muito mais tempo para carregar.

Mito 3. Os construtores têm poucas opções de SEO

Na prática, os mecanismos de pesquisa analisam todo o conteúdo da página, e algumas tags importantes podem ajudá-los na indexação. Por exemplo, o conteúdo da tag de título aparecerá como título nos resultados da pesquisa, assim como a descrição.O conteúdo da descrição aparecerá abaixo do título como uma descrição, mas nem sempre. Às vezes, um mecanismo de pesquisa pode exibir aqui uma seleção de texto em uma página que mais se aproxima de uma consulta. O Google há muito tempo afirma que a descrição não afeta os rankings.Ferramentas adicionais para SEO se destacam, por exemplo, máscaras para gerar títulos em projetos de várias páginas (por exemplo, isso pode ser muito útil para lojas online), rastreamento de posições do site para determinadas consultas temáticas, todos os tipos de assistentes e auxiliares de SEO, como uKit e Wix para ajudar a orientar os novatos.Mas eles não têm nada a ver com a qualidade da promoção. Você mesmo pode promover seu site facilmente se criar conteúdo útil que seja relevante para as solicitações dos usuários e anotar as principais meta tags. Isso será mais do que suficiente.

Mito 4: as páginas têm uma classificação pior nos resultados de pesquisa para dispositivos móveis.

Um site terá uma classificação pior se não tiver uma versão móvel. E isso é verdade. Os mecanismos de pesquisa executam dois resultados de pesquisa paralelos há muito tempo: para PC e para celular. Se suas páginas não conseguirem se adaptar às telas dos smartphones, elas serão significativamente reduzidas na busca por smartphones ou tablets.Mas aqui se aplica o mesmo princípio da velocidade de download. O downgrade só funciona se todo o resto for igual. Se o conteúdo for útil e os concorrentes não tiverem alternativas, ele será exibido mesmo em dispositivos móveis.As maiores plataformas de construção de sites há muito estão prontas para trabalhar em dispositivos móveis. Você não precisa fazer uma versão separada para smartphones. Tudo funcionará fora da caixa - automaticamente. Mais soluções para rentabilizar o seu negócio você encontra aqui. Muitos serviços oferecem a opção de ocultar blocos complexos ou desnecessários separadamente em smartphones e/ou tablets, podem alterar o estilo de seu design, etc.

Mito 5. O código dos construtores de sites é típico, por isso o site pode ser pessimizado.

Mencionamos acima que os mecanismos de busca não dão importância aos atributos de tags HTML (estilos, classes, etc.). Para eles, apenas o conteúdo importa. Então, o princípio principal é postar em conteúdo exclusivo, você não precisa usar conteúdo de templates prontos.Mas isso não significa que você não pode começar a trabalhar com os próprios templates temáticos que as plataformas construtoras oferecem de forma tão ativa. Pelo contrário, eles devem ser escolhidos para começar. Assim, você pode entender rapidamente os princípios do editor, descobrir como, onde e o que precisa ser alterado, para onde se mover, conectar formulários de contato etc.Você não precisa deixar tudo “como está”. Depois de entender como funciona, retrabalhe a estrutura das páginas, altere sua URL, meta tags, imagens e seus alts, descrições de texto, etc.Mito 6. Ter duplicatas em um domínio técnico é muito ruim.Nem no passado nem no presente, a presença de duplicatas do site não importa. Pelo contrário, todos os grandes sites necessariamente têm espelhos em caso de problemas com o domínio principal e o servidor. O principal é não esquecer de registrar um redirecionamento para cada um deles e especificar o espelho principal .O redirecionamento dos construtores é configurado automaticamente assim que você adiciona seu próprio domínio e o escolhe como principal para um determinado site (raramente o procedimento pode ser configurado manualmente).E como o arquivo robots.txt será comum para todos os sites duplicados, juntamente com o domínio técnico, a indicação do espelho principal será a única correta - “host: your-site.br”.Tanto o robots.txt quanto o sitemap.xml geralmente são gerados automaticamente pelos construtores. Você não precisa editar nada aqui.Os construtores on-line há muito testam todas as possíveis nuances técnicas que afetam a possibilidade de promoção de pesquisa. Pelo menos quando se trata dos maiores e mais populares representantes da indústria.É muito provável que você não encontre nenhum recurso avançado de SEO em plugins especiais para sistemas CMS, mas também não há obstáculos especiais para promoção.Além disso, pelo contrário, iniciantes e usuários sem experiência na criação de sites receberão muitos bônus. Por exemplo, dicas interativas de SEO, simples adição de um site ao painel do webmaster, etc. E alguns serviços podem até oferecer serviços de promoção profissional a preços razoáveis ​​(com base em suas próprias agências da web).Todos os mitos sobre problemas em SEO são rebuscados e simplesmente replicados devido ao desconhecimento do estado atual das coisas na indústria.

Você também vai gostar de ler
11/1/2024

Os Melhores Planos de Saúde em Fortaleza

10 Tendências do Instagram: Como Se Comunicar com o Seu Público em 2021

Leia agora
19/8/2020

A importância do meio digital para as empresas no pós-pandemia

10 Tendências do Instagram: Como Se Comunicar com o Seu Público em 2021

Leia agora
28/3/2022

Desafios e mitos de SEO em sites de e-commerce desenvolvidos em construtores de sites online

10 Tendências do Instagram: Como Se Comunicar com o Seu Público em 2021

Leia agora