Blog

Dicas de marketing para se dar bem no Instagram

dicas de marketing para se dar bem no instagram

Com o boom dos smartphones, onde os usuários tem acesso à internet na palma da mão, muitos aplicativos mobile estão sendo utilizados, entre eles o Instagram (rede de compartilhamento de imagens), um dos mais populares.

Desta forma, muitas empresas estão descobrindo que esta ferramenta pode ser uma forte aliada para a marca quando bem utilizada. Através do Instagram é possível fortalecer a marca, promover buzz e a fidelidade do cliente, além de gerar empatia com os mesmos. Para isso, algumas dicas de marketing para se dar bem no Instagram se tornam bastante úteis. Veja quais.

1. Use fotos originais

Não utilize fotos já postadas na rede por outros usuários, infográficos ou imagens com muito texto. Use fotos criativas, engraçadas e provocantes, e não repita uma imagem. Evite mostrar fotos de produtos mais de três vezes ao dia, isso pode cansar os seguidores.

2. Promova concursos

É uma forma divertida e barata de interagir com os seguidores. Pode ser feito pedindo para as pessoas postarem fotos com os produtos e depois escolher as melhores do dia ou da semana, então, os ganhadores recebem prêmios.

3.  Use fotos com códigos promocionais secretos

Postar fotos que contenham códigos secretos, revelando aos usuários que lá encontrarão uma surpresa, é uma ação que gera ótimos resultados. Quando o cliente clica na imagem é premiado com um desconto especial. Não esquecer de usar hashtags nas promoções.

4. Faça imagens dos bastidores

É uma prática comum de algumas empresas que querem aproximar seus clientes. Misturar fotos de produtos com imagens de desfiles ou brincadeiras entre funcionários estimula a curiosidade sobre o que acontece dentro da empresa. Fotos de funcionários em momentos de descontração, festas da empresa e eventos funcionam muito bem.

5. Promova seguidores

Os usuários adoram ver seus nomes serem mencionados nas redes sociais. Escolha um seguidor por dia, por exemplo, e faça uma @menção a ele através de uma imagem criativa e interessante postada por ele. Esse tipo de ação costuma estimular a divulgação boca a boca (buzz) e atrai diversos seguidores.