Blog

Mobile Marketing: o futuro do marketing através dos aparelhos móveis

mobile-marketing-fortaleza

“O futuro da comunicação em nossas mãos”. Já estamos acostumados a ouvir essa frase e somos surpreendidos a cada dia que passa com a tecnologia que avança e nos mostra que em um pequeno celular conectado, podemos ter toda a informação, diversão e comunicação que precisamos. Confira esse artigo sobre mobile marketing, o futuro do marketing através dos celulares.

Na teoria, mobile marketing se refere ao uso de dispositivos móveis para atividades de marketing. O termo M-Marketing é a abreviação de Mobile Marketing, e suas as operações podem ser realizadas a partir de telefones celulares, assistentes digitais pessoais e demais dispositivos móveis.  É considerada uma das mais promissoras, porém mais subestimadas áreas do marketing digital.

Esse é um canal poderoso por representar um novo estilo de vida, de individualidade, conectividade e mobilidade. O marketing em canais como tablets e smartphones oferece oportunidades únicas, já que normalmente este é um momento de total atenção do usuário, onde ele está em busca de entretenimento, informação ou serviço. As poucas empresas que souberam utilizar estas plataforma já colhem os resultados do mobile marketing na forma de um relacionamento mais próximo, personalizado e intenso com seu público.

A evolução desta área foi rápida e frenética. Há poucos anos, o SMS era a única alternativa para trabalhar marketing em telefones celulares. Navegar na internet? Somente via a primeira geração de WAP, tecnologia limitada que exibia apenas sites em texto. Recursos como o bluetooth fizeram uma tentativa não muito bem sucedida de tornar esses equipamentos mais interativos. Porém, a chegada dos smartphones, especialmente após o iPhone, é que realmente mudou o cenário, fazendo dos dispositivos canais viáveis para ações de marketing.

O mobile marketing é o segmento do marketing digital que mais apresenta possibilidades de customização  na experiência digital. Isso devido ao avanço considerável de dispositivos móveis como smartphones e tablets capazes de executar jogos pesados e carregar aplicativos cheios de recursos. Junto a esse fato a recente disseminação da tecnologia touch screen e a explosão das mídias sociais e você poderá ter uma ideia das possibilidade criativas possíveis. O uso destes canais como plataformas de marketing tem evoluído muito nos últimos anos.

O que é algo ótimo, já que a linha entre comunicação relevante e personalizada e invasão de privacidade é tênue. O surgimento de aplicativos, por exemplo, relevou uma faceta interessante do marketing digital, no qual a própria utilidade e experiência de uso, muitas vezes lúdica, acabam gerando um engajamento inédito entre marca e público. Esse é um caminho interessante, onde as empresas colocam-se como fontes de informações, entretenimento e serviço ao consumidor.

 

Conhecido também como o marketing do micro-tédio, o mobile marketing apresenta-se como uma alternativa interessante para preencher aqueles momentos em que as pessoas contam apenas com seu smartphone, por exemplo, para fazer o tempo passar mais rápido. Essa relação bem menos engessada e ditatorial é uma evolução considerável na comunicação.

 

Outro aspecto ainda em desenvolvimento é o aproveitamento do comportamento e do próprio perfil do usuário como fontes para experiências mais ricas. Ainda são poucas as iniciativas que aproveitam esse fator. O mobile marketing é único no que diz respeito à customização de ações, já que, ao contrário de computadores, ninguém divide seu smartphone. Por isso, é importante que as empresas façam seus sites através do design responsivo, ou seja, adaptados para os smartphones, como a Convertte faz, através de sua equipe especializada.

O futuro é ao mesmo tempo incerto, mas estimulante. A troca em massa de telefones celulares para smartphones sequer começou. Imagine o potencial, já que mais da metade do mundo possui hoje um telefone ceular. Além disso, a internet móvel ainda é precária e cara. Finalmente, o surgimento dos tablets trouxe todo um novo cenário de possibilidades. Mas quem vai aproveitá-las? Empresas capazes de oferecer experiências interativas, relevantes, úteis, divertidas e customizadas, exatamente as melhores características que esse meio possui.

Gráfico, por Viver de Blog sobre a evolução do Mobile Marketing

Vdb_mobileMKT_info_600px

Pensou em marketing digital? Falou na Convertte. Empresa especializada nesse ramo, que leva aos seus clientes o melhor em negócios online. Confira nossos clientes, cases de sucesso e faça parte da nossa equipe!