Blog

Como medir resultados nas redes sociais

como-medir-resultados-nas-redes-sociais

As redes sociais desempenham papel fundamental para as marcas que querem ser facilmente encontradas e contatadas por seus clientes.

Contudo, ainda há uma certa resistência por parte de empresários que não veem esta ferramenta como potencializadores de novos negócios para sua empresa. Um dos principais motivos está em como medir resultados nas redes sociais.

Quando se fala em mensurar resultados muitos acham que os critérios são sempre os mesmos, e, as redes sociais, estão inclusas nestas diferenças. Mensurar resultados nas redes sociais é uma tarefa muito mais complexa, os critérios são baseados em capital social, não financeiro, como é o caso dos emails marketing, métricas de otimização de sites ou links patrocinados. Estão ligadas ao mercado social (reputação).

whuffie-moeda-virtual

O que estamos querendo dizer é que no ambiente das redes sociais a moeda que se adquire ao aumentar o capital social é outra, tão importante quanto. É a de reputação, engajamento e credibilidade, chamada de whuffies. Com esta moeda de troca virtual, se ganha ou se perde com base nas atividades on-line e no que as pessoas pensam das corporações.

Três critérios devem ser analisados para mensurar resultados nas redes sociais:

– Engajamento: o quanto as pessoas estão interagindo com a marca;
– Buzz: o quanto a marca está repercutindo de forma natural na internet;
– Conversão: o quanto a marca está sendo convertida para o mercado econômico.

Após analisar estes três critérios, o próximo passo e colocá-los em ferramentas especializadas que irão indicar como cada uma deles está se movendo, através de relatórios. Algumas das mais conhecidas são:

– Ferramentas de agendamento: Sprout Social, TweetDeck, Hootsuite e o próprio Facebook.
– Ferramentas de análise: Graph Edge, Google Analytics, TwitterCounter e Facebook Insights.
– Ferramentas de monitoramento: Seekr, Scup, LiveBuzz, Social Metrix, Radian 6, How Sociable e Who’s Talkin.